Ingurgitamento mamário

Um ingurgitamento patológico pode ocorrer durante todo o período de amamentação. Um ingurgitamento não resolvido pode levar a um decréscimo da produção de leite e causar mastite, uma inflamação da mama.

Ingurgitamento patológico

Ingurgitamento patológico

O ingurgitamento pode ter várias causas, por exemplo, usar um sutiã demasiado apertado ou um sling que não encaixa corretamente e pressiona os canais de leite. Nesse caso, parte da mama torna-se sensível ao toque. Sem tratamento, esta zona pode ficar vermelha. Se o leite não for extraído, permanece dentro do peito e são libertadas proteínas que diminuem a produção de leite. Se o ingurgitamento não for tratado pode evoluir para mastite.

A amamentação ou extração frequentes podem aliviar o ingurgitamento e estimular o fluxo de leite. Deve massajar o peito, especialmente na zona afetada. Colocar panos quentes no peito antes de amamentar estimula a descida do leite. Também pode alterar a sua posição de amamentação, para que o queixo do seu bebé fique virado para o ponto sensível. Para o diagnóstico e tratamento, consulte um profissional de saúde.

Mastite

Mastite

A mastite é uma inflamação da glândula mamária ou do tecido da mama. Pode ser causada por ingurgitamento prolongado, mamilos gretados não tratados que resultaram numa infeção ou pressão que leva à estase do leite. Os sinais de mastite incluem:

  • sensibilidade numa área específica do peito
  • uma zona quente e vermelha no peito
  • sensação geral de mal-estar
  • sintomas semelhantes aos da gripe e febre

Caso tenha dor de cabeça ou sinta que está a ficar com gripe, primeiro examine cuidadosamente o seu peito em frente a um espelho. Não se esqueça de examinar também por baixo do peito, pois é frequente a mastite ocorrer nessa zona.

Se acha que pode ter mastite, consulte imediatamente o seu consultor em aleitamento materno ou médico. A mastite pode piorar rapidamente no espaço de apenas algumas horas.

Continue a amamentar – o seu peito precisa de ser esvaziado o máximo possível. Caso tenha mastite, não é decididamente uma boa altura para desmamar o seu bebé – o leite precisa de ser extraído do peito. Se for necessário tomar medicação, peça ao seu médico para lhe receitar medicamentos que não afetem a amamentação.

 

Produtos úteis
Informação adicional

Cuidados para mamilos doridos e sensíveis ...

Saiba mais

Ingurgitamento mamário fisiológico ...

Saiba mais