Conhecer o seu bebé

Este é o momento pelo qual ansiou nos últimos nove meses: conhecer o seu bebé! O que é que ele consegue ver, ouvir e sentir? O que é que sentirá em relação ao seu bebé e como é que a ligação se desenvolve?
Aparência do bebé

A aparência do seu bebé

Os bebés podem ter uma aparência um pouco estranha no início: podem parecer esborrachados, enrugados e até apresentar nódoas negras devido ao parto. Podem ter "marcas de nascença" – marcas vermelhas que desaparecem após alguns dias. As suas mãos e os seus pés podem ter um tom azulado. Tudo isto é perfeitamente normal. Nos próximos dias, a sua pele ficará lisa, a cabeça ficará mais redonda e o vérnix, a substância branca gordurosa que protegia a pele do bebé no útero, desaparecerá.

Sentidos do bebé

O que os recém-nascidos conseguem ver, sentir e ouvir

Os bebés conseguem ver a preto, banco e cinzento desde o momento em que nascem, mas apenas conseguem focar objetos a menos de 25 cm de distância. Conseguem ver o seu rosto quando lhes pega ao colo e podem até manter o contacto visual durante breves momentos.

Os bebés também conseguem ouvir e podem assustar-se com ruídos altos. Parecem preferir vozes suaves. O seu bebé reconhecerá a sua voz. Falar com o seu bebé ajuda a desenvolver uma relação bilateral, o que é importante para as suas futuras competências sociais. Aquilo que diz não é relevante, mas o bebé responderá melhor a uma voz de canto suave.

O seu bebé já consegue agarrar. Experimente tocar-lhe na palma da mão ou acariciar-lhe os pés.

Os bebés também conseguem cheirar – reconhecerão o cheiro do seu corpo, o que os faz sentirem-se seguros. Após o nascimento do seu bebé, mantenha contacto de pele com pele e alimente-o antes de tomar banho.

Brinque e comunique o máximo possível com o seu bebé. Os bebés adoram ser abraçados, pois estavam habituados a estar num espaço confinado no útero. Por isso, os abraços fazem com que se sintam seguros.

Pele com pele

Contacto de pele com pele com o seu bebé

O toque é extremamente importante para os bebés – é por isso que o seu bebé é colocado sobre a sua barriga logo após o parto. Este contacto de pele com pele ajuda a criar uma ligação entre si e o bebé, podendo confortá-lo quando estiver triste. Lembre-se de que o seu bebé adora que lhe toquem e que isto é um fator importante para o seu desenvolvimento emocional.

Criação de laços com o seu bebé

Os especialistas em puericultura descrevem a criação de laços como os sentimentos muito intensos de ligação que desenvolve pelo seu bebé. Poderá sentir um amor e uma afeição quase avassaladores, bem como um enorme desejo de cuidar do seu bebé e de o proteger. A criação de laços é uma experiência muito pessoal, e não se deve preocupar se não acontecer de imediato. Lembre-se de que o seu bebé é uma pessoa nova e, independentemente de ser adorável, levará o seu tempo a conhecê-lo. Só ao cuidar do bebé será possível desenvolver e fortalecer uma verdadeira criação de laços entre a mãe e o bebé.

Para os pais, o principal é habituarem-se a cuidar do bebé – a estar perto dele, a falar com ele, a pegar-lhe ao colo e a abraçá-lo. Deste modo, a confiança enquanto pais aumenta, proporcionando ao bebé o melhor começo emocional na vida. Consulte o seu profissional de saúde ou obstetra se tiver alguma dúvida ou preocupação.

 

Produtos úteis
Produtos úteis
Informação adicional
Informação adicional

Trazer o bebé para casa: o que esperar

Saiba mais

Encontrar um consultor em aleitamento materno

Saiba mais