Perguntas frequentes sobre a COVID-19 e o efeito na gravidez e no feto

A Medela fornece informação aos profissionais de saúde e às mães em tempos de incerteza. Reunimos as perguntas frequentes relacionadas com a COVID-19, a gravidez e o bebé. A Medela oferece respostas com base na mais recente informação e investigação das autoridades de saúde, como a OMS e o CDC.

pregnant woman with her hands gently supporting her pregnant tummy

As mulheres grávidas ficam doentes com a COVID-19 com mais facilidade?

O Royal College of Obstetricians and Gynaecologists afirma que as mulheres grávidas não parecem ser mais suscetíveis às consequências da infeção com COVID-19 do que a população em geral. As mulheres grávidas passam por alterações nos seus corpos, as quais podem aumentar o risco de algumas infeções. Sabe-se que, com vírus da mesma família que a COVID-19 e outras infeções respiratórias virais, como a gripe, as mulheres correram um risco mais elevado de desenvolver doenças graves. Por essa razão, o CDC afirma ser sempre importante para as mulheres grávidas protegerem-se das doenças.

A COVID-19 pode afetar o feto durante a gravidez? 

Nesta altura, ainda não existem evidências suficientes para saber se uma mulher grávida que tenha COVID-19 pode transmitir o vírus ao seu bebé durante a gravidez ou aquando do parto. A OMS está a trabalhar no sentido de aumentar o conhecimento e a compreensão da transmissão da COVID-19.

Foi relatado um pequeno número de problemas com a gravidez ou o parto (p. ex., parto pré-termo) no caso de bebés nascidos de mães que testaram positivo para a COVID-19 durante a gravidez. No entanto, os resultados da investigação mostram que as mulheres grávidas ou grávidas recentemente com COVID-19 têm mais probabilidades de serem admitidas na unidade de cuidados intensivos ou de necessitarem de suporte respiratório em comparação com mulheres não grávidas em idade reprodutiva.  

Grávida com COVID-19 - o bebé estará imune? 

Atualmente existe alguma investigação limitada que sugere que os anticorpos protetores podem ser transferidos através da placenta durante a gravidez se a mãe tiver tido COVID-19.

O que acontece quando uma mulher com COVID-19 dá à luz? 

De acordo com a nova orientação da AAP, a 22 de julho de 2020, relativa à separação de mães e bebés, é possível que as mães com suspeitas ou confirmação de COVID-19 partilhem o quarto com os seus recém-nascidos se forem tomadas precauções para proteger os bebés de secreções respiratórias infeciosas da mãe.

Conforme indicado pelo CDC, se for necessária uma separação prolongada, por a própria mãe necessitar de cuidados médicos, recomenda-se que o bebé receba leite materno extraído. Se possível, deve ser fornecido um extrator de leite dedicado. Se não for possível dedicar um extrator de leite a uma mãe positiva com COVID-19, a mãe pode utilizar um extrator de leite para várias utilizadoras. É necessário ter um cuidado especial ao limpar e desinfetar o extrator de leite antes de ser utilizado por outra mãe.

Limitação de responsabilidade:

A informação e materiais disponibilizados neste site não são, nem se destinam a ser, um aconselhamento jurídico; pelo contrário, toda a informação disponível neste site é apenas para fins informativos gerais. A informação neste site pode não ser a informação mais atualizada. A Medela reserva-se o direito de complementar este site a qualquer momento ou de alterar ou eliminar qualquer informação ou materiais neste site.

Este site contém links para outros sites de terceiros. Esses links são apenas para conveniência do leitor, utilizador ou navegador; A Medela não recomenda nem subscreve o conteúdo dos sites de terceiros.

A informação e materiais neste site são fornecidos "tal como estão"; não são feitas quaisquer representações de que o conteúdo esteja isento de erros. Embora tenhamos tentado assegurar a exatidão e integralidade da informação e dos materiais neste site, não asseguramos nem garantimos a exatidão, integralidade, adequação ou atualidade da informação e dos materiais contidos ou ligados a este site.

Toda a responsabilidade relativamente às ações tomadas ou não tomadas com base no conteúdo deste site é expressamente declinada. A utilização que fizer de conteúdos contidos ou ligados a este site é da sua inteira responsabilidade. A Medela não se responsabiliza por qualquer perda ou dano, decorrente, seja de que forma for, da utilização deste site ou da confiança no conteúdo deste site.