Perguntas frequentes sobre a transmissão da COVID-19: bebés e leite materno

A Medela reuniu as mais recentes recomendações para ajudar a responder a perguntas dos profissionais de saúde e das mães sobre a COVID-19, p. ex., se os bebés podem ser infetados com COVID-19 ou se o vírus pode ser transmitido através do leite materno.

mum holding five month old baby-looking into each other's eyes and smiling

A COVID-19 pode ser transmitida através do leite materno? 

AUNICEF, a OMS e o CDC relatam que, a partir dos estudos limitados com mulheres que amamentam com COVID-19, o vírus ativo não foi detetado no leite materno. Atualmente, a principal preocupação não é que o vírus possa ser transmitido através do leite materno, mas antes que uma mãe infetada com COVID-19 passe o vírus através de gotículas respiratórias.

Existem passos importantes para evitar passar o vírus para um bebé, entre outros, lavar as mãos antes de segurar no bebé e usar uma máscara facial quando a mãe está em contacto próximo com o bebé, incluindo quando está a amamentar.

A investigação demonstrou que as mães que tiveram COVID-19 passam anticorpos para o seu bebé através do seu leite materno, sustentando ainda mais a recomendação para continuar a amamentar

Os bebés podem ser infetados com COVID-19? 

De acordo com o CDC, é muito raro os bebés recém-nascidos serem infetados com COVID-19. Em alguns casos raros, os bebés recém-nascidos testaram positivo para a COVID-19 pouco depois do nascimento. No entanto, não se sabe se apanharam o vírus antes, durante ou após o parto.

Os recém-nascidos que têm COVID-19 tendem a ter sintomas ligeiros ou nenhum e a recuperar bem. Foram relatados apenas alguns casos de recém-nascidos com doença COVID-19 grave.

 

Limitação de responsabilidade:

A informação e materiais disponibilizados neste site não são, nem se destinam a ser, um aconselhamento jurídico; pelo contrário, toda a informação disponível neste site é apenas para fins informativos gerais. A informação neste site pode não ser a informação mais atualizada. A Medela reserva-se o direito de complementar este site a qualquer momento ou de alterar ou eliminar qualquer informação ou materiais neste site.

Este site contém links para outros sites de terceiros. Esses links são apenas para conveniência do leitor, utilizador ou navegador; A Medela não recomenda nem subscreve o conteúdo dos sites de terceiros.

A informação e materiais neste site são fornecidos "tal como estão"; não são feitas quaisquer representações de que o conteúdo esteja isento de erros. Embora tenhamos tentado assegurar a exatidão e integralidade da informação e dos materiais neste site, não asseguramos nem garantimos a exatidão, integralidade, adequação ou atualidade da informação e dos materiais contidos ou ligados a este site.

Toda a responsabilidade relativamente às ações tomadas ou não tomadas com base no conteúdo deste site é expressamente declinada. A utilização que fizer de conteúdos contidos ou ligados a este site é da sua inteira responsabilidade. A Medela não se responsabiliza por qualquer perda ou dano, decorrente, seja de que forma for, da utilização deste site ou da confiança no conteúdo deste site.