Recursos para uma transição bem-sucedida do hospital para casa

Os profissionais de saúde desempenham um papel específico e importante no apoio às mães e bebés em amamentação. Informações e apoios adequados e baseados em evidências, assim como uma tecnologia de extração correta, quando justificada, permitem às mães fazer a transição do hospital para casa sem interrupções e podem fazer uma grande diferença nos resultados da amamentação..

Estamos empenhados em preparar os profissionais de saúde e as mães – especialmente neste período que atravessamos. Nesta secção, encontrará os nossos mais recentes materiais educacionais sobre lactação e amamentação em tempos de COVID-19 para apoiar os profissionais de saúde e as mães e garantir uma transição bem-sucedida do hospital para casa.

Apoio à amamentação do hospital para casa

Algumas mães consideram a amamentação algo de fácil e sem complicações, enquanto outras veem nela um desafio. No apoio à amamentação, para escolher a tecnologia de extração correta é fundamental não apenas ter em conta as necessidades específicas de lactação da mãe, mas também em que fase da jornada da lactação esta se encontra. 

Descarregue a infografia sobre como escolher a tecnologia certa para apoiar uma transição bem sucedida do hospital para casa 

Donna Geddes, professora de Aleitamento Materno na Universidade da Austrália Ocidental, Perth. Um parto, por si mesmo, já pode ser um grande desafio e isso ainda mais durante a COVID-19. Um menor tempo de permanência na maternidade após o nascimento significa que os problemas da lactação se irão manifestar em casa. Toda a comunidade médica deve trabalhar em conjunto para ajudar as mães a atingir uma produção adequada de leite desde o primeiro dia.

Preparar as mães através de uma série de vídeos de apoio à Amamentação

A COVID-19 teve, e continua a ter, um significativo impacto no sistema de maternidade. Os profissionais de saúde nas maternidades e nas UCINs têm referido grandes alterações na prática clínica e reduções nas equipas de obstetrícia e lactação. As consultas pré-natais estão a ser encurtadas, há incentivos no sentido de altas hospitalares pós-parto mais precoces e as consultas domiciliares pós-parto são menos frequentes. Tudo isto representa uma lacuna potencial em termos das informações que as mulheres podem atualmente receber sobre amamentação e lactação.

Esta série de vídeos sobre lactação visa preparar os profissionais de saúde, as gestantes e as novas mães, prestando-lhes informações, preparação e orientação relativamente aos problemas de amamentação mais frequentes nos primeiros dias e semanas após o parto. Esperamos que, ao prestar, de uma forma recreativa e educativa, informações baseadas em evidências, possamos contribuir para que as novas mães tenham uma amamentação bem-sucedida com uma produção de leite adequada e para que desenvolvam, no longo prazo, a confiança na amamentação.

Clique aqui para aceder às recomendações e conselhos de um profissional de Aleitamento materno que o ajudarão a amamentar uma vez em casa

Informações para as mães sobre a COVID-19 e a amamentação

Para prestar às mães, presentes e futuras, as informações mais recentes e credíveis sobre a COVID-19 e a amamentação, assim como sobre o leite materno, a segurança e a saúde, a Medela compilou artigos relacionados com este tema e um conjunto de respostas a questões já colocadas e que podem interessar aos pais. Estas respostas, recolhidas junto de fontes fiáveis, visam prestar informações úteis e são atualizadas à medida que surgem novos dados.

Clique aqui para aceder à página

Ann Yates, Consultora da Confederação Internacional de Obstetras (ICM), Regentessekwartier, Província da Holanda do Sul, Holanda. Durante a COVID-19, muitas novas mães receberam alta do hospital poucas horas após o parto, sem terem o apoio necessário da comunidade e dos obstetras no sentido do início da amamentação. As dificuldades na obtenção de apoio podem provocar um grande stress nas novas mães e, em muitos casos, levar a um desmame precoce.
Evidências do impacto Saiba mais Iniciação em condições de risco Saiba mais