Desmame por motivos médicos
O desmame refere-se ao processo de transferência da dependência do bebé da produção de leite da mãe para outras fontes de nutrição. Só muito raramente é necessário o desmame súbito devido a doença ou medicação da mãe ou como consequência de separação prolongada entre a mãe e o bebé. Ao contrário do desmame por vontade do bebé ou por iniciativa da mãe ao longo de vários meses, o desmame abrupto pode causar dificuldades, tanto para a mãe como para o bebé, em termos de adaptação psicológica. Também pode causar um desconforto considerável no peito e aumentar o risco de mastite para a mãe. Caso seja possível, o desmame abrupto deve ser evitado, implementando-se antes o desmame gradual por vontade da mãe ou do bebé.
Alterações fisiológicas durante um desmame súbito
Durante o desmame, a composição do leite altera-se dramaticamente, em especial depois de um desmame súbito. Embora a capacidade secretória da mama diminua, o tecido mamário em involução permanece parcialmente funcional por um longo período (aproximadamente 45 dias). Entre os dias 1-45, a concentração de lactose e potássio diminui, ao passo que a concentração de sódio, gordura e proteína total aumenta. Adicionalmente, o leite torna-se cada vez mais salgado devido ao aumento do conteúdo de proteína (lactoferrina, imunoglobulina A, IgG e IgM, albumina, lactoalbumina e caseína)
As alterações hormonais que resultam de um desmame súbito podem também ser visíveis, especialmente, durante o período de recém-nascido, em que se verificam níveis mais elevados de prolactina.
Orientações gerais para o desmame por motivos médicos
- Se o desmame por motivos médicos for aconselhável, recomenda-se o acesso a apoio por parte de um profissional de saúde com conhecimentos em aleitamento. O profissional deverá ser capaz de determinar se estão disponíveis outras opções (por exemplo, se está disponível uma medicação materna alternativa)
- As mães devem utilizar métodos elétricos ou manuais de extração de leite para aliviar a sensação de mama cheia até se sentirem confortáveis – no entanto, esta ação não se deve realizar até ao ponto de estimular a produção de leite
- Existem outros métodos que podem ajudar, incluindo usar um soutien de suporte confortável e estar alerta a sinais de ductos obstruídos ou infeção mamária.
- Pode ser necessário apoio adequado a nível emocional e social para algumas mães durante esta fase de desmame, em especial, se tiverem tendência para depressão
- Outras orientações para desmame fisiológico também podem ajudar
Lawrence, R. A. and Lawrence, R. M. Breastfeeding: a guide for the medical profession (Elsevier Mosby, Maryland Heights, MO, 2011).
Li, R., Fein, S.B., Chen, J., Grummer-Strawn, L.M. Why mothers stop breastfeeding: mothers' self-reported reasons for stopping during the first year.
Hartmann, P.E., Kulski, J.K. Changes in the composition of the mammary secretion of women after abrupt termination of breast feeding. J Physiol. 1978 Feb;275:1-11
American Academy of Pediatrics e The American College of Obstetricians and Gynecologists. Breastfeeding Handbook for Physicians (2006).