Materiais didáticos

Trabalhamos para ajudar os profissionais de saúde e as mães, por meio do conhecimento, para continuarem na senda do maravilhoso leite materno, todos os dias. Nesta página, poderá descarregar os nossos materiais didáticos mais recentes.

Visite as nossas secções UCI neonatal om Investigação para obter mais detalhes sobre as nossas soluções para cuidados intensivos neonatais e as nossas atividades de investigação.

E-book A Maravilhosa Ciência do Leite Materno

Medela Amazing Breast Milk e-book promotion

A amamentação é especial, maravilhosa e prática, tal como o nosso e-book gratuito. Este guia interativo digital vai conduzir as mães ao longo de cada uma das etapas cruciais da sua jornada de produção de leite.

Ler agora

O que é considerado "normal" em termos de amamentação?

What is-normal in breastfeeding

Através do seu trabalho, a Dr.ª Jacqueline Kent, especialista no domínio do aleitamento da Universidade da Austrália Ocidental, conseguiu redefinir as fronteiras da amamentação "normal". O conceito de "normal" é bastante amplo no que toca à amamentação exclusiva no que respeita ao tempo que os bebés mamam, à duração de cada sessão de amamentação e à quantidade de leite que o bebé ingere em cada sessão de amamentação. Tal como cada adulto, também cada bebé é único. À medida que crescem, do 1 aos 3 meses, os bebés requerem menos sessões de amamentação, mais rápidas e de maior volume, mas, curiosamente, a quantidade de leite ingerido durante um dia inteiro mantém-se consistente até aos 6 meses. Um dos principais resultados desta investigação é o impacto na mãe; avaliar os padrões de amamentação ajuda a assegurar aos pais que o seu comportamento de amamentação é normal e pode manter ou aumentar a confiança das mães que amamentam.

Descarregar o infográfico em PDF, 60 KB

O que torna o leite materno tão fantástico?

What makes breast milk so amazing

O leite materno é um fluido vivo único e fascinante. A mama é o órgão que produz o leite materno e fá-lo com os nutrientes certos, na quantidade certa e de acordo com as necessidades do bebé. O leite materno também contém células estaminais e fatores imunológicos e até muda de sabor em função da alimentação da mãe! O leite humano é concebido especificamente para bebés humanos. Por exemplo, o leite humano tem cerca de 4% de gordura, enquanto que o das focas e das baleias tem cerca de 50%, para satisfazer as necessidades específicas das espécies.

O cérebro é o órgão mais gordo do corpo! O cérebro do bebé quase duplica em massa nos primeiros 6 meses de vida, fazendo com que os componentes únicos do leite materno, em especial as gorduras, sejam tão importantes para o desenvolvimento ótimo do cérebro! Existem literalmente milhares de ingredientes diferentes no leite materno e a grande maioria não pode ser replicada artificialmente. Os cientistas descobrem constantemente novos componentes, o que faz com que esta seja uma empolgante jornada de investigação, da qual a Medela se orgulha de fazer parte.

Descarregar o infográfico em PDF, 186 KB

Iniciar a produção de leite

Initiat milk production

Todas as mães passam pelos mesmos processos de aleitamento até chegarem a uma produção de leite adequada, quer o parto seja de termo ou prematuro. Esta jornada de produção de leite pode ser descrita como um processo contínuo de quatro etapas:

  • Preparação - preparar o tecido mamário
  • Início - iniciar a produção de leite
  • Desenvolvimento - desenvolver a produção de leite
  • Manutenção - manter a produção de leite.

Uma vez que as etapas estão claramente interrelacionadas, é importante fazer tudo bem logo de início, pois isso terá um impacto fundamental no sucesso da produção de leite a longo prazo.

Descarregar o infográfico em PDF, 106 KB

Otimizar a extração de leite

Optimising milk removal

Alcançar uma produção de leite adequada exige que as mães preparem, iniciem, desenvolvam e mantenham o seu aleitamento com sucesso. Otimizar a extração de leite quando se utiliza um extrator é de uma importância vital se a mãe depender deste equipamento.

Após a iniciação, quando o leite tiver "descido", se for utilizado um extrator de leite para apoiar nas etapas de desenvolvimento e manutenção do aleitamento, é verdadeiramente vantajoso utilizar a tecnologia 2-Phase Expression e a extração dupla. O infográfico explica os motivos por trás desta afirmação e oferece sugestões e truques para ajudar as mães a conseguirem uma sessão de extração confortável e eficiente.

Descarregar o infográfico em PDF, 70 KB

Ajuste dos funis

Um funil bem ajustado não só é importante para o conforto, como também ajuda na eficiência da extração. Os funis demasiado grandes ou demasiado pequenos podem reduzir o volume de leite extraído e causar desconforto. É por isso que medir o diâmetro do mamilo ajuda a escolher um funil com o tamanho correto antes de iniciar a extração. É importante verificar o movimento do mamilo no funil durante a extração e reavaliar o ajuste ao longo do tempo, uma vez que o tamanho da mama e do mamilo pode variar durante toda a sua jornada de extração.

Descarregar a ficha de dados em PDF, 346 KB

Por que razão a sua escolha do funil é essencial para uma extração bem sucedida

Há mamas e mamilos de todas as formas e tamanhos e podem mudar ao longo da jornada de amamentação. O funil é composto por duas partes: o túnel, que determina o tamanho do funil, e o cone, que acompanha a forma da mama. Durante a amamentação e a extração, os canais de leite expandem-se e o mamilo aumenta temporariamente de tamanho. Isto significa que o funil deve ser sempre ligeiramente maior do que o mamilo. Também é realmente importante estar confortável durante a extração. Os fatores que influenciam o conforto podem incluir o tamanho do funil, o movimento do mamilo durante a extração, a força do vácuo do extrator de leite e o posicionamento do corpo. Aumentar o conforto ajuda a otimizar a extração.

Descarregar a ficha de dados em PDF, 331 KB

O leite humano de dadoras é equivalente ao leite da própria mãe?

Mother's milk vs donor milk

Quando o leite da própria mãe (LPM) não está disponível, é utilizado leite humano de dadoras (LHD) pasteurizado como padrão de cuidados. Embora o LPM e o LHD sejam coletivamente designados como "leite humano", existem diferenças significativas não só na bioatividade, como nos resultados para a saúde, na maturidade da glândula mamária (leite para prematuros vs leite para bebés de termo), nas etapas do aleitamento (colostro, leite de transição ou maduro) e nos custos de fornecimento.

Obter o LPM deve ser sempre a primeira escolha em detrimento da aquisição do LHD. Embora o LHD seja um recurso valioso para bebés de risco, uma vez que é melhor do que o leite de fórmula, não pode ser considerado equivalente ao LPM. Devem ser priorizados todos os esforços para ajudar as mães de bebés prematuros e de risco a iniciar, desenvolver e manter o seu próprio fornecimento de leite de uma forma eficiente.

Descarregar o infográfico em PDF, 2,4 MB

Apoio à amamentação, do hospital para casa

Breastfeeding support: the right technology

Cada mãe que amamenta tem uma experiência única. Para algumas mães, a amamentação é fácil e descomplicada, enquanto que para outras poderá ser um processo mais desafiador. Seja qual for a experiência, todas as mães amamentam melhor com o apoio da família, dos amigos e, muitas vezes, com a ajuda de um bom extrator de leite.

Mães diferentes têm necessidades diferentes, dependendo da etapa da jornada de aleitamento em que se encontram. Embora os extratores de leite manuais sejam excelentes para as mães que passam a maior parte dos seus dias e noites com os seus bebés, os extratores de leite duplos elétricos de grau hospitalar são a melhor escolha para as mães que estão frequentemente separadas dos bebés devido ao trabalho ou a problemas de saúde.

Descarregar o póster em PDF, 1,1 MB

O valor do leite humano na UCI neonatal

Value of mother's milk in the NICU

O valor das mães que produzem volumes de leite adequados reside no facto de o leite humano reduzir a incidência, a gravidade e o risco de morbidades debilitantes em bebés hospitalizados e prematuros. Acima de tudo, fá-lo na forma de dose-resposta - mais leite, mais benefícios - com um impacto especialmente forte nos primeiros meses de vida.

Cada gota de leite humano conta para os frágeis bebés prematuros. Contém fatores antimicrobianos, anti-inflamatórios e imunomodulatórios que compensam muitos aspetos do sistema imunitário imaturo do bebé através de diversos mecanismo sinergéticos. Estes mecanismos incluem componentes específicos do leite humano que não se encontram no leite de outros mamíferos. Juntos, os componentes protetores e nutritivos do leite da própria mãe resultam na redução da incidência e gravidade de morbidades relacionadas com a prematuridade e também na redução de reinternamentos após a alta da UCI neonatal.

Descarregar o infográfico em PDF, 146 KB

Os benefícios para a saúde e as vantagens económicas do leite humano para bebés prematuros

O leite humano é composto por milhares de componentes diferentes que protegem e promovem o desenvolvimento ótimo do bebé. Os bebés prematuros alimentados com leite humano apresentam resultados de saúde significativamente melhores do que os bebés alimentados com leite de fórmula. Estes resultados incluem uma redução do risco de morbidades, tais como a enterocolite necrosante, a sepsia, a Síndrome de Morte Súbita Infantil, a otite média, a leucemia e a obesidade. Ao reduzir significativamente algumas das complicações mais graves, o leite humano melhora os resultados gerais a curto e longo prazo. Isto resulta em benefícios para a saúde e vantagens económicas para os bebés e as suas famílias, em termos de melhoria da qualidade de vida, na redução dos custos com cuidados para os hospitais e o sistema de saúde, bem como numa maior produtividade para a sociedade como um todo.

Descarregar a brochura em PDF, 2 MB

Melhorar a utilização do leite humano na UCI neonatal

NICU scorecard

Este quadro de resultados dá orientações relativamente a iniciativas de melhoria da qualidade, providenciando indicadores baseados em evidências para permitir a autoavaliação do leite humano e das práticas de cuidados de aleitamento na UCI neonatal.

Os profissionais de saúde podem avaliar rapidamente as suas políticas e práticas atuais. Ao identificarem potenciais lacunas e ao levarem a cabo iniciativas de melhoria da qualidade, os médicos ficam mais capacitados para oferecerem o mais elevado nível de cuidados de aleitamento e alimentação à população mais vulnerável.

Para obter mais informações, converse com um representante de educação da Medela, o seu parceiro para cuidados de amamentação e leite humano.

Descarregar o quadro de resultados em PDF, 169 KB

Soluções de desenvolvimento da alimentação para os cuidados intensivos neonatais

Revisão da investigação "alimentação"

A Medela compreende o desenvolvimento da alimentação como um processo contínuo, por isso, oferece um portefólio de desenvolvimento da amamentação que se destina a fornecer leite a bebés internados – não apenas da forma mais próxima possível da amamentação, mas também apoiando a capacidade e o desenvolvimento da alimentação do bebé. A Medela ajuda os profissionais da UCI neonatal a encontrar a solução ideal para cada situação, nos casos em que se alimentam bebés prematuros com leite materno. Esta descrição geral das soluções de alimentação da Medela para a UCI neonatal é um ponto de entrada para materiais mais detalhados e iniciativas dedicadas ao leite materno e à amamentação de bebés prematuros.

Descarregar a brochura em PDF, 3,7 MB
Descarregar a revisão da investigação em PDF, 834 KB

Segurança do leite materno e controlo de infeções na UCI neonatal

Revisão da investigação "segurança humana e controlo de infeções"

O leite materno tem poderosas propriedades anti-infecciosas, que ajudam a prevenir o crescimento de micróbios. No entanto, devido à composição única do leite materno, surge um complexo conjunto de problemas que o colocam em risco de contaminação no momento da recolha, armazenamento e manuseamento na unidade de cuidados intensivos (UCI neonatal). Embora os benefícios do leite materno se sobreponham claramente aos seus riscos enquanto fonte de infeção, é essencial que o percurso do leite materno seja otimizado para assegurar a segurança e o controlo de infeções. A Medela está empenhada em oferecer conhecimentos e produtos que ajudem a melhorar o percurso do leite materno na UCI neonatal. Apoiamos os profissionais da UCI neonatal através de soluções baseadas em evidências para o manuseamento seguro e higiénico do leite humano.

Descarregar a brochura em PDF, 5,3 MB
Descarregar a revisão da investigação em PDF, 676 KB

Soluções logísticas para o leite materno na UCI neonatal

Revisão da investigação "logística"

A UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) neonatal procura fornecer aos bebés prematuros uma dose elevada do leite da sua própria mãe. Para preservar a quantidade e a qualidade do leite materno, a UCI neonatal deve otimizar todo o percurso. Quando um bebé não é alimentado na mama, o principal objetivo deve ser ajudá-lo a receber os benefícios do leite humano. A Medela analisou os potenciais riscos e desafios logísticos que as UCI neonatais enfrentam e dá aos prestadores de cuidados profissionais em UCI neonatais uma visão geral de procedimentos logísticos baseados em evidências para o manuseamento do leite humano na UCI neonatal e de como as soluções da Medela podem apoiar e ajudar a normalizar este percurso do leite humano.

Descarregar a brochura em PDF, 4,9 MB
Descarregar a revisão da investigação em PDF, 895 KB

Anatomia da mama lactante

Ao realizar ecografias na mama lactante, a Dr.ª Donna Geddes da Universidade da Austrália Ocidental começou a questionar os diagramas anatómicos apresentados nos manuais. A investigação desenvolvida na Universidade da Austrália Ocidental levou a algumas descobertas pioneiras que derrubaram a maioria do que se entendia antes sobre a anatomia da mama lactante.

Descarregar a ficha de dados em PDF, 1,1 MB

A investigação está no nosso ADN

Research is in Medela's DNA

A Medela é uma empresa baseada em investigação que investe na investigação fundamental e exploratória com os principais líderes de opinião a nível global. Isto proporciona uma base científica para a inovação em produtos e a prática clínica. Através destas atividades, a Medela dá vida à investigação.

Mantemos relações duradouras com universidades, hospitais e instituições de investigação em todo o mundo. Estas parcerias são um exemplo de como a indústria e o mundo académico podem trabalhar em conjunto. Os resultados desta investigação fundamental geram conhecimento que, com frequência, desafia os princípios fundamentais.

O compromisso da Medela para com a investigação, quer esta esteja ou não relacionada com os produtos, é mais do que uma simples declaração.  Na qualidade de empresa verdadeiramente baseada na investigação, a Medela continuará a sua aventura científica rumo ao futuro.

Descarregar o infográfico em PDF, 703 KB