Iniciação eficaz – MQ do aleitamento na UCI neonatal Fase 1
Embora a amamentação seja natural, é também uma técnica que se aprende, pelo que pode ser necessário tempo e paciência para que a mãe e o bebé a dominem. À medida que ganham experiência, a amamentação torna-se mais fácil e agradável.
Iniciação eficaz – MQ do aleitamento na UCI neonatal Fase 1

Iniciar a amamentação e a produção de leite materno
Quando os pais recebem informação científica e factual sobre o valor do leite da própria mãe (LPM), as mães podem tomar decisões informadas e esclarecidas sobre o aleitamento.1-3
A extração precoce, frequente e eficaz é fundamental. Os volumes de leite materno têm de ser monitorizados para acompanhar o desempenho das intervenções na prática clínica.3,4
A investigação demonstrou que as mães que atingem volumes diários de, pelo menos, 500 ml antes do dia 14 têm taxas de amamentação significativamente mais elevadas aquando da alta.3
Existem novas evidências de que existe uma relação dose-resposta entre a quantidade de LPM recebido por bebés nascidos prematuramente e o risco de morbilidades clínicas.5 Por isso, os bebés vulneráveis obtêm uma maior proteção quando recebem uma dose elevada e têm uma exposição longa ao leite da própria mãe.
Decisão informada – Intervenções de iniciação eficaz
Tudo começa com uma decisão informada, o que significa que todas as famílias devem receber informação elucidativa, eficaz e consistente sobre os benefícios da amamentação e do fornecimento de leite da própria mãe aos seus bebés.
Momento da primeira extração – Intervenções de iniciação eficaz
Quando o bebé não consegue mamar de forma eficaz, a extração nas primeiras 3 horas após o nascimento demonstrou ter um impacto significativo na futura produção de leite, na alimentação do bebé e nos resultados subsequentes na saúde.
Extração frequente – Intervenções de iniciação eficaz
A estimulação da mama por extração de leite frequente é uma intervenção de aleitamento na UCI neonatal baseada em evidências, que ajuda as mães a iniciar e a desenvolver volumes de leite suficientes para o longo prazo.
Momento da "descida" do leite – Resultados de iniciação eficaz
O momento da "descida" do leite é um indicador da eficácia das intervenções para apoiar uma iniciação eficaz. Quando ocorre nas primeiras 72 horas após o nascimento, é um elemento importante para prever a adequação do volume de leite às quatro semanas. Existe uma correlação entre a "descida" tardia do leite e os resultados negativos e clinicamente significativos do aleitamento.
Atingir o volume – Resultados da iniciação eficaz
Atingir ao volume é um indicador da eficácia das intervenções para apoiar uma iniciação eficaz. É provável que as mães que produzem menos de 500 ml/dia até ao dia 14 tenham uma produção de leite a longo prazo inferior à adequada.
Dose de leite da própria mãe (LPM) – Resultados de iniciação eficaz
A dose de leite da própria mãe é o indicador supremo da eficácia das intervenções para apoiar uma iniciação eficaz. A dose elevada e a longa exposição ao LPM durante períodos críticos são ações preventivas de baixo custo que atingem melhores resultados para a saúde de todos os bebés na UCI neonatal.
1. Meier PP et al. Evidence-based methods that promote human milk feeding of preterm infants: An expert review. Clin Perinatol. 2017; 44(1):1–22.
2. Miracle DJ et al. Mothers' decisions to change from formula to mothers' milk for very-low-birth-weight infants. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2004; 33(6):692–703.
3. Hoban R et al. Milk volume at 2 weeks predicts mother's own milk feeding at Neonatal Intensive Care Unit discharge for Very Low Birthweight infants. Breastfeed Med. 2018; 13(2):135–141.
4. Hoban R et al. Proactive Lactation Care is Associated With Improved Outcomes in a Referral NICU. J Hum Lact. 2021:890334421993467.
5. Meier PP et al. Human milk in the neonatal intensive care unit. In: Family Larsson-Rosenquist Foundation, editor. Breastfeeding and breast milk - From biochemistry to impact: A multidisciplinary introduction. 1st ed. Estugarda: Thieme; 2018.