Calma: da visão à realidade
Os estudos revelaram claramente que, ao ser amamentado, o bebé consegue manter o vácuo, ficar agarrado à mama, respirar regularmente e, por conseguinte, permanecer estável e calmo. Tendo isso em mente, a Medela teve a visão de desenvolver o Calma, um dispositivo de alimentação baseado no comportamento natural de extração de leite do bebé.
A válvula controlada a vácuo integrada no Calma significa, em particular, que o bebé necessita de criar um vácuo para que o leite flua e que utilize um movimento da língua similar ao da amamentação para extrair o leite.
Durante o desenvolvimento do sistema Calma, foram estabelecidas iniciativas de investigação que produziram três artigos publicados em revistas científicas revistas por pares: duas com o Hartmann Human Lactation Research Group, da Universidade da Austrália Ocidental (Geddes et al. 2011, Sakalidis et al. 2012) e uma terceira com o Dr. Katsumi Mizuno da Showa University, Tóquio (Segami et al. 2013).
Vantagens para o bebé
As descobertas chave desta investigação, que comparou cientificamente a amamentação com a alimentação com o sistema de alimentação controlado por vácuo, foram que ambos os métodos de alimentação eram semelhantes no que respeita aos seguintes parâmetros:
- Movimento da língua, posicionamento do mamilo e utilização de vácuo intraoral para extrair o leite
- Coordenação da sucção, deglutição, respiração e pausas
- Taxa de transferência do leite e duração da mamada
- Ângulo de abertura da boca (ao agarrar) e movimento do maxilar e
da garganta - Estabilidade fisiológica medida por meio dos batimentos cardíacos e da saturação de oxigénio do sangue.
Para obter mais informações sobre a recomendação da Organização Mundial de Saúde para a duração da amamentação, visite www.medela.com/who
Segami,Y., Mizuno,K., Taki,M., & Itabashi,K. Perioral movements and sucking pattern during bottle feeding with a novel, experimental teat are similar to breastfeeding, Journal of Perinatology 33, 319-323 (2013)