Fazer a ponte: Normalizar o percurso logístico do leite materno na UCI neonatal

A Medela compreende as dificuldade de fornecer leite materno na UCI neonatal: quando o leite está pronto para ser dado ao bebé, já passou por uma série de procedimentos e processos que podem comprometer a sua quantidade e qualidade. Por isso, fornecer leite materno da forma mais próxima possível ao leite materno acabado de extrair representa um importante desafio logístico.

Quando os bebés são incapazes de mamar diretamente da mama, a UCI neonatal deve assegurar a existência de processos logísticos para

  • fornecer leite materno suficiente
  • com a melhor qualidade possível
  • a fim de alcançar a amamentação no momento da alta

É necessário ter especial atenção para assegurar que as práticas de higiene, bem como o registo, a etiquetagem correta e as condições de armazenamento são respeitadas por todos ao manusear o leite. Para apoiar o envolvimento da família, é importante que também os pais tenham conhecimento dos procedimentos e das orientações do hospital, para que os possam aplicar sempre que manusearem leite no hospital e em casa. O gráfico seguinte descreve os passos complexos do percurso do leite materno. O leite pode ser exposto a diversas temperaturas, armazenado durante períodos diferentes e fornecido aos bebés de acordo com vários requisitos nutricionais. Evidentemente, é necessária uma gestão logística do leite materno e, sempre que possível, os procedimentos devem ser normalizados.