De que acessórios para amamentação preciso?

Existem muitos produtos, acessórios e roupa de bebé no mercado, mas algum deles ajuda as mães na amamentação? Veja a nossa lista prática para saber mais

What breastfeeding accessories do I need?

Se está a planear amamentar o seu recém-nascido, ter o kit certo pode ajudar. No entanto, poderá estar a tentar perceber de que artigos para a amamentação precisa realmente e quais os que pode dispensar. Para a ajudar a decidir, dividimos a sua potencial jornada de amamentação em etapas, pois é provável que as suas necessidades mudem ao longo do tempo. Também pedimos às mães que amamentaram para nos fazerem as suas recomendações de produtos para bebé e para nos darem dicas sobre o que acharam mais útil.

Acessórios para iniciar a amamentação

Os primeiros dias com o seu bebé são geralmente muito frenéticos, por isso, compensa estar preparada. Quer esteja em casa logo depois do parto, quer tenha de ficar no hospital durante alguns dias, há um conjunto de coisas que deve ter prontas:

Se a amamentação não correr como planeado, um consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação pode aconselhá-la a utilizar o seguinte:

  • Mamilos de silicone se o seu bebé tiver dificuldade a agarrar a mama ou se tiver os seus mamilos doridos. De uma forma geral, os mamilos de silicone devem ser considerados uma solução a curto prazo. Se tiver problemas ou sentir dor, consulte o seu consultor em aleitamento ou especialista em amamentação.

O que as mães acharam mais útil

"As almofadas são úteis para apoiar as costas, as pernas e os braços. E protetores de seios para as perdas de leite, um sutiã de amamentação e tops largos para um acesso fácil (converti sutiãs de qualidade em sutiãs para amamentação, para ter mais apoio). E usávamos sempre uma funda." Zariya, mãe de dois filhos, na África do Sul.

"O meu produto número um, sem o qual não podia viver, eram as almofadas de hidrogel. Deram-me umas nos meus primeiros dias de amamentação e nunca tive um mamilo gretado nem muitas dores. Ponho as mãos no fogo por elas e ofereço-as a quem estiver a pensar amamentar." Camilla, mãe de um filho, na Austrália.

"Imprescindível era ter alguém que me levasse um copo de água, porque me esquecia sempre de ir buscar um antes de começar a amamentar!" Mag, mãe de dois filhos, em França.

"Uma garrafa térmica, para poder beber uma bebida quente enquanto estava enfiada na cama. Comida e snacks decentes – a minha sogra fazia uma carne estufada e umas panquecas espetaculares (eu precisava de comer muito!). Uma almofada para apoiar o meu bebé, porque eu estava exausta. Uma cadeira bem confortável, uma luz de presença para as sessões de amamentação à noite e uma almofada para me sentar, porque tinha pontos – aii!" Felicia, mãe de dois filhos, no Reino Unido.

"Um companheiro, amiga ou avó solidários para lhe trazerem chávenas de chá e todas as outras coisas que não pode ir buscar enquanto está sentada a amamentar. Ah, e um Kindle para poder ler um livro facilmente só com uma mão!" Julie, mãe de um filho, em Espanha.

Equipamento de amamentação enquanto a amamentação se estabelece

À medida que as primeiras semanas vão passando, os dois vão-se habituando gradualmente à amamentação. As sessões de amamentação vão ser frequentes e demorar bastante tempo. Eis algumas coisas que devem tornar a vida mais fácil e mais confortável, enquanto a sua produção de leite materno se estabelece e mesmo depois disso:

A certa altura, vai querer deixar o casulo confortável da sua casa e sair com o seu bebé. Leia "Amamentação em público" para ver mais dicas sobre a alimentação do seu bebé quando estiver fora de casa.

O que as mães acharam mais útil

"As minhas coisas essenciais eram os sutiãs de amamentação, protetores de seio descartáveis e musselinas grandes para limpar derrames e para ajudar a cobrir o meu bebé e as mamas. E o creme de lanolina também era um imperativo absoluto para mamilos gretados e os tops e casacos soltos facilitavam a amamentação." Tatjana, mãe de três filhos, na Suíça.

"O produto mais útil foi uma boa almofada de amamentação em forma de U. Também tinha uma cadeira de baloiço, que, no ângulo certo, achei que era muito confortável para amamentar o meu bebé. Ouvia sempre música para me descontrair." Violeta, mãe de um filho, na Roménia.

"Uma garrafa de água tipo desportiva que não tenha fugas mesmo quando aberta, para poder tê-la ao pé de mim quando estiver deitada no sofá ou na cama. Além disso, uma aplicação para monitorizar as sessões de amamentação e me lembrar de que mama o meu bebé mamou por último." Francesca, mãe de um filho, no Reino Unido.

"Coletores de leite que colocamos dentro do sutiã para apanharem qualquer perda de leite. Tive uma produção de tal maneira grande que me salvaram a vida." Lisa-Maria, mãe de dois filhos, na Suíça.

"Adorei a minha cobertura de alimentação com um aro em D. Dava privacidade ao meu bebé e minimizava as distrações quando saíamos de casa. Uma cadeira Poäng da IKEA, com um ligeiro balanço, foi uma alternativa barata a poltronas de baloiço disparatadamente caras. Achei que os protetores de seios laváveis eram muito absorventes e as musselinas podem ser usadas para imensas coisas. O que eu gostava de ter comprado é o top Easy Expression da Medela – teria feito com que a extração fosse tão mais fácil!" Camilla, mãe de um filho, na Austrália.

Acessórios para extrair leite para alimentar o bebé

Em alguma altura da sua jornada de amamentação, poderá precisar de utilizar um extrator para extrair leite para o seu bebé. O tipo de extrator de que vai precisar depende das suas circunstâncias e de quanto leite quer extrair. Dependendo da frequência com que pretende extrair o leite, também poderá precisar de:

O que as mães acharam mais útil

"Logo no início, quando sentia que os meus seios estavam prestes a explodir, utilizava um extrator de leite elétrico da Medela – só o suficiente para me ver livre do excesso de leite sem estimular demasiado os meus seios. Poupou-me a muito desconforto." Tatjana, mãe de três filhos, na Suíça.

"Utilizei o extrator de leite elétrico duplo Freestyle da Medela para aumentar a minha produção de leite, com o top Easy Expression para o manter no sítio, de forma a poder usar as mãos. Era absolutamente brilhante." Amy, mãe de um filho, no Reino Unido.