Seis passos simples para uma pega eficaz durante a amamentação

Para tomar leite suficiente durante a amamentação, o seu bebé precisa de agarrar bem a mama, mas nem sempre é fácil. Tem aqui os conselhos de especialistas para a ajudarem a efetuar uma pega correta e confortável.

Good breastfeeding latch
Medela expert Sioned Hilton
Sioned Hilton, health visitor, neonatal nurse and lactation consultant:
Sioned, mãe de três filhos, há mais de 30 anos tem vindo a dar apoio a famílias com bebés e crianças pequenas. Além de trabalhar com mães que amamentam e extraem leite, tanto em hospitais como na comunidade, colabora em revistas e conferências sobre maternidade e paternidade e realiza workshops para profissionais de saúde.

A amamentação pode ser a maneira mais natural de alimentar o seu bebé, mas pode ser preciso tempo e prática até ambos se habituarem. Compreender como é e a sensação que dá o bebé a pegar bem a mama durante a amamentação (conhecido como a pega correta na amamentação) pode ser uma enorme ajuda para estabelecer a alimentação.

É boa ideia obter tanto apoio quanto possível nos primeiros dias e semanas após o parto. Peça, idealmente a um profissional de saúde qualificado no apoio à amamentação ou a um consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação, que verifique a forma como o seu recém-nascido agarra a mama. Perceber como fazer bem agora pode ajudar a evitar problemas no futuro.

Além de ser frustrante e angustiante para o seu bebé, o facto de ele pegar mal a mama pode provocar mamilos doridos. Também pode significar que o seu bebé não consegue drenar bem a sua mama, fazendo com que ganhe pouco peso, reduzindo a produção de leite e pondo-a a si em crescente risco de ter canais de leite bloqueados e mastite.

Um especialista também verifica se o seu bebé tem língua presa ou qualquer outra condição que possa fazer com que o processo de agarrar a mama seja mais difícil.

Sophie, mãe de uma filha, no Reino Unido, diz: "A minha principal dica é pedir a um especialista que verifique a forma como o seu bebé pega a mama antes de saírem do hospital. Só passados cinco dias é que eu soube que a minha bebé não fazia uma boa pega. Estava apenas a sugar na ponta dos meus mamilos, o que não lhe dava o leite suficiente e era doloroso para mim."

Camilla, mãe de um filho, na Austrália, também descobriu que pedir dicas sobre a forma de pegar a mama foi uma grande ajuda para amamentar corretamente: "Pedi a todos os enfermeiros especialistas de obstetrícia que vi nos primeiros dois dias no hospital que me mostrassem formas de ajudar o meu bebé a pegar a mama", diz ela. "A maioria tinha técnicas e conselhos ligeiramente diferentes e assim pude experimentar e verificar o que era melhor para o Frankie e para mim."

Para o caso de não conseguir falar logo com um profissional de saúde, um consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação, ou se o seu bebé deixar de agarrar a mama de repente, dividimos o processo em seis passos simples que devem ajudá-la a entrar no rumo certo.

Como ajudar o seu bebé a efetuar a pega correta

1: Verifique a sua posição para pegar a mama

Antes de começar e qualquer que seja a posição de amamentação que escolher, certifique-se de que a cabeça, o pescoço e a coluna do seu bebé estão alinhados e não torcidos. O queixo deve estar para cima e não caído para o peito. Certifique-se de que também está confortável. Pode usar travesseiros ou almofadas para apoiar as costas, os braços ou o bebé.1

2: Encoraje o seu bebé a abrir a boca

Segure-o junto a si, com o seu mamilo ao nível do nariz dele. Toque suavemente com o mamilo no lábio superior dele para o encorajar a abrir bem boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será para ele pegar bem a mama.1

3: Traga o seu bebé para a sua mama    

Assim que o bebé tiver aberto bem a boca e tiver a língua sobre o lábio inferior, aproxime-o bem da mama, apontando o mamilo para o topo da boca dele. O queixo do bebé deve ser a primeira coisa que toca na sua mama. Ele deve meter uma boa parte da aréola na boca, com o lábio e o maxilar inferiores a cobrir mais a parte de baixo da aréola.1 Não tem mal se vir que parte da aréola não está dentro da boca dele. Todas temos aréolas de tamanhos diferentes e bebés de tamanhos diferentes! Algumas mães acham que moldar suavemente a mama ao mesmo tempo que a dão ao bebé para mamar pode ajudar. Experimente e veja o que funciona.  

4: Mantenha o seu bebé junto a si quando ele pega a mama

Lembre-se de que todas as mães têm formas de seios e posições de mamilos diferentes, por isso, pode não ter sempre aquela forma de pegar a mama que vem nos livros. Sempre que possível mantenha o seu bebé junto a si, com o queixo em contacto com a sua mama. Os narizes dos recém-nascidos estão virados para cima para poderem respirar facilmente enquanto estão a mamar e para aprenderem a coordenar a sucção e a respiração com facilidade.1,2

5: Olhe e ouça

Enquanto o seu bebé mama, o mamilo está encostado ao céu da boca dele, envolvido suavemente pela língua, por baixo. A pega na mama não deve ser desconfortável – deve ser mais uma sensação de ligeiro puxão. Observe o seu bebé. No início, vai usar movimentos de sucção curtos e rápidos para estimular o seu fluxo de leite (reflexo de descida de leite). Assim que o leite começar a fluir, ele começa a ter movimentos mais lentos e profundos com algumas pausas, que podem indicar que está a tomar leite. É um bom sinal! Deverá ver o seu maxilar a mexer e também deverá ouvi-lo a sugar e a engolir, à medida que se alimenta. São todos bons sinais, mas também é importante verificar se o seu bebé está a produzir bastantes fraldas molhadas e sujas e a ganhar peso como esperado.2,3

6: Como interromper o seu bebé quando está a agarrar a mama

Se o seu bebé estiver a pegar a mama de forma superficial ou dolorosa, ou se começar a mordiscar o seu mamilo ou a passar a língua pela ponta, retire-o da mama e tente de novo. Introduza o seu dedo limpo suavemente no canto da boca dele para parar a sucção, se for necessário.

Sinais de que ele está a efetuar uma pega correta

Sempre que amamentar o seu bebé, verifique que:

  • o queixo dele está a tocar na sua mama e que consegue respirar pelo nariz
  • a boca está bem aberta e abocanha uma grande parte da aréola (não só o mamilo)
  • não a magoa ao pegar a mama
  • começa com movimentos de sucção curtos, antes de passar para movimentos mais lentos e profundos2,3

Se tiver mamilos planos ou invertidos, o bebé pode ter mais dificuldade em efetuar a pega. Leia o nosso artigo sobre os diferentes tipos de mamilos para obter conselhos.

Lembre-se de que, se a amamentação for dolorosa, se o bebé parecer ter fome depois de mamar ou se o bebé não ganhar peso, a responsabilidade pode ser do facto de estar a efetuar uma pega incorreta. Consulte um consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação tão depressa quanto possível.

Referências

1 Cadwell K. Latching‐on and suckling of the healthy term neonate: breastfeeding assessment. J Midwifery Womens Health. 2007;52(6):638-642.

2 Hoover K. Perinatal and intrapartum care. In: Wambach K, Riordan J, editors. Breastfeeding and human lactation. Burlington MA: Jones & Bartlett Learning; 2016. p.227-270.

3 UNICEF UK BFHI. Off to the best start [Internet]. 2015 [cited 2018 Feb].