5 dicas para amamentar em público

Pode demorar algum tempo a habituar-se a amamentar abertamente em público. Veja as nossas melhores dicas para ajudar a fazer com que seja uma experiência sem stress, tanto para si como para o seu bebé.

Mum breastfeeding baby in public

O que a amamentação tem de bom é que tudo o que necessita para alimentar o seu bebé está sempre consigo, disponível de imediato e à temperatura certa, onde quer que esteja. Mas, apesar de a amamentação ser a forma mais natural de alimentar o seu bebé, é normal sentir-se um pouco nervosa a amamentar em público, principalmente se nunca o fez antes. Quer esteja preocupada com a reação das outras pessoas, quer não se importe com o que pensam, estas dicas vão ajudá-la a estar preparada.

1: A prática leva à perfeição

Se se sente ansiosa por amamentar em público pela primeira vez, tente praticar em casa em frente ao espelho, para perceber como fica quando amamenta. Vai ver que não mostra tanto da sua mama como imaginava, pois a cabeça do seu bebé vai estar a tapá-la.

Vai achar amamentar em público mais fácil, se o fizer num ambiente propício nas primeiras vezes. Visitar um grupo de mães e bebés, ou ir a um café com uma amiga pode ser melhor do que ir a um centro comercial cheio de gente, ou do que ir sozinha no comboio.

2: Vista-se para a ocasião

Quando se trata do que vestir quando amamenta em público (e para amamentar de uma forma geral), existem muitas opções. Se a amamentação está a correr bem e tenciona continuar, pode valer a pena investir em algumas peças de roupa de amamentação, para tornar a sua vida mais fácil.

"O meu top de amamentação era muito prático e fácil de usar. Podia amamentar discretamente fora de casa, mesmo no inverno, pois não tinha de o despir. Basta pôr a cara do seu bebé na abertura e pronto. Em qualquer lado, a qualquer hora!" Caroline, mãe de dois filhos, França.

No entanto, não precisa de comprar roupa específica para amamentar. Basta vestir um dos seus tops normais por cima de outro. "O que resultava para mim era vestir uma camisola interior elástica de alcinhas por baixo de um top mais largo. Puxava a camisola para baixo de um lado, de forma a ficar presa por baixo da mama da qual queria amamentar e puxava o top mais largo para cima. O top mais largo tapava o peito e a camisola interior escondia a barriga. Além de ser discreto, não mostrava a minha barriga toda flácida depois do parto, nem ficava com frio quando amamentava fora de casa." Susannah, mãe de dois filhos, Reino Unido.

Em alternativa, para um acesso fácil, use tops e vestidos com botões ou um fecho de correr na frente, alças tipo macacão, ou aberturas dos lados. Ou tente estilos de roupa cruzada à volta do corpo, ou decotes e golas tipo capa ou xaile, que possa puxar para baixo.

"Descobri que os casacos de malha cruzados eram os meus salva-vidas quando amamentava em público," conta Natalie, mãe de uma filha, Reino Unido. "Quando a minha bebé tinha fome ou chorava, eu desapertava um dos lados do casaco e pousava-o por cima dela, enquanto mamava. Tapava tudo depressa e facilmente, sem ter que andar à procura de nada no saco das fraldas."

3: Faça alguma pesquisa

Antes de se aventurar no exterior com o seu recém-nascido, faça uma lista de locais perto de si que sejam bons para amamentar em público, para não ficar atrapalhada a tentar encontrar um sítio mesmo no último momento. Muitos centros comerciais, grandes armazéns e lojas de artigos para bebés têm salas de amamentação sossegadas e privativas, com uma cadeira confortável e fraldário. As mães que amamentam também são bem-vindas em muitos cafés e salões de hotéis.

"Se estiver um pouco nervosa, antes de sair procure locais bons para amamentar, para saber onde pode fazer uma "paragem técnica". No início, amamentar nem sempre é fácil, mas vai tornar-se uma perita nisso, até ser tão rápida e discreta que ninguém vai notar nada." Rachel, mãe de um filho, Maldivas.

Outros locais que pode experimentar são os provadores em grandes armazéns, as lojas de móveis, centros comunitários, bibliotecas, museus e parques. Peça conselhos a outras mães da sua zona sobre os melhores locais perto de si para amamentar em público. 

"Vivo nos Emirados Árabes Unidos, onde, ao abrigo da lei, as crianças têm direito à amamentação até aos dois anos. Aqui encoraja-se muito a amamentação. Existem salas de amamentação confortáveis em centros comerciais e há respeito pelas mães que amamentam em locais públicos, como restaurantes. Faye, mãe de dois filhos, Emirados Árabes Unidos.

4: Pense numa cobertura ou avental de amamentação

Algumas mães gostam de usar uma cobertura para amamentação, para terem privacidade quando amamentam os seus bebés em público. E existem muitos estilos que pode experimentar. De simples xailes e ponchos a capas ou aventais especialmente concebidos para isso, com um semicírculo de arame no topo para poder ver o seu bebé enquanto mama, haverá algo adequado a ambos. Também pode optar por amamentar o seu bebé numa funda ou num porta-bebés que o suportam e dão privacidade.

"A minha dica é comprar um porta-bebés," diz Caroline, mãe de dois filhos, EUA. "Com alguma prática, será capaz de amamentar enquanto anda e dá as suas voltas do dia."

No entanto, vai ver que acaba por ser o seu pequenino a tomar a decisão por si. Alguns bebés detestam estar cobertos quando estão a mamar, enquanto outros se distraem se não estiverem tapados. "Nenhum dos meus bebés gostava de ter um xaile por cima da cabeça enquanto mamava. Por isso contava que as suas cabeças tapassem a vista," diz Esther, mãe de dois filhos, Reino Unido.

5: Conheça os seus direitos de amamentação

Em muitos países as mães têm o direito legal de amamentar em qualquer local aberto ao público e existem leis para proteger as mães que amamentam. Se não conhece a legislação sobre amamentação em público que está em vigor no local onde vive, faça alguma pesquisa online. Os websites governamentais ou de organismos de saúde pública são um bom sítio para começar. Ou consulte o seu profissional de saúde. Além disso, pode perguntar a mães ou a amigas e familiares na sua zona como correram as suas experiências. Pode ficar surpreendida com as respostas delas. 

"A amamentação é muito bem aceite na Austrália e é perfeitamente aceitável tirar uma mama para fora enquanto se pede um galão magro ao empregado do café!" Amy, mãe de dois filhos, Austrália.

Se estiver a amamentar o seu bebé em público e alguém se queixar, pode lembrar-lhe delicadamente os seus direitos legais. Se sentir que um estabelecimento, como uma loja ou um café, a descriminou, pedindo-lhe que não amamentasse, pode ser possível fazer uma reclamação oficial, dependendo, claro, do que pensa e da legislação em vigor no local onde vive.

"Eu estava a amamentar à mesa num restaurante, depois de ter acabado de comer (e depois de ter percebido que não existia uma sala de amamentação) e encarregaram um chefe de mesa, novo e muito corado, de me perguntar se não estaria mais confortável na casa de banho das senhoras. Hum! Não, disse eu. Era capaz de comer lá? "Podia, então, ir para uma das áreas reservadas?" Outra vez, não. E não fui para lado nenhum até estarmos prontos!" Maya, mãe de dois filhos, Espanha.

"O meu conselho é que tente não se preocupar. Eu ficava apreensiva, mas amamentava em público regularmente. Em todo o lado, em cidades como em zonas rurais. E nunca senti nada negativo, nem comentários ou olhares. Claro que nem todas terão a mesma sorte, mas eu amamentei durante um ano e, portanto, houve muitas oportunidades para as pessoas serem horrorosas, mas nunca ninguém foi. De todo. Por isso, os seus receios podem ser completamente infundados." Tiffany, mãe de um filho, Reino Unido.