Como escolher um extrator de leite

Com uma gama tão vasta no mercado, decidir que extrator de leite escolher pode ser intimidante. Não se preocupe. Quer extraia leite ocasionalmente ou todos os dias, o nosso guia sobre como escolher um extrator de leite vai ajudá-la a encontrar um que seja certo para si e para o seu bebé

How to choose a breast pump

Durante a gravidez, escolher um extrator de leite pode não estar no topo da sua lista de prioridades. E isso é muito natural, como explica Nania Schärer-Hernández, diretora do Departamento de Educação Global da Medela: "Provavelmente vai comprar muitos equipamentos e acessórios para o seu bebé antes de ele nascer, mas, quando se trata de escolher um extrator de leite pode valer a pena esperar um pouco.

"Claro que estar preparada é importante e é uma boa ideia familiarizar-se com os diferentes extratores com antecedência. Mas só quando já tiver o seu bebé e souber qual é a sua situação em termos de amamentação é que vai perceber quais são as suas necessidades."

Todas as mães e bebés têm necessidades diferentes e estas necessidades podem mudar ao longo da sua jornada de amamentação e extração. Então, vejamos primeiro a gama de extratores disponíveis e depois analisemos com mais pormenor que extrator serve melhor para cada situação.

Que tipo de extrator de leite devo escolher?

No que diz respeito à tecnologia do extrator, tem três escolhas principais. Conhecê-las vai ajudá-la, quando tiver que decidir o que quer de um extrator de leite.

  • Um extrator manual ou elétrico?
    Os extratores de leite manuais são mais baratos do que os modelos elétricos e são silenciosos e práticos para uma extração ocasional. Mas podem dar muito trabalho se forem utilizados com frequência, porque precisa de estar sempre a bombear para criar o vácuo. Os extratores de leite elétricos são mais fáceis e mais práticos de utilizar, porque o motor bombeia por si.

    A tecnologia 2-Phase Expression imita o comportamento de sucção natural do bebé. "No início de cada sessão de alimentação, o seu bebé usa movimentos de sucção curtos e rápidos para estimular o seu reflexo de descida de leite. Assim que o leite começa a fluir, ele muda para uma sucção mais lenta e mais forte e toma o máximo de leite possível, 1 explica Nania. "A Medela desenvolveu a tecnologia 2-Phase Expression para replicar este padrão de sucção e criar uma maneira eficaz e mais natural de extrair leite.”2,3

    Todos os extratores elétricos da Medela também podem funcionar com bateria ou pilhas, quer com uma bateria recarregável, quer com pilhas AA convencionais, o que é muito prático.
     
  • Um extrator simples ou duplo?
    Um extrator de leite elétrico simples é ideal para extrair de vez em quando. Um extrator de leite duplo (que retira leite dos seus dois seios simultaneamente) é mais prático para extrair leite regularmente, quer por razões médicas, quer porque regressou ao trabalho.

    Além de reduzir para metade o tempo que está a extrair leite, um extrator duplo providencia, em média, mais 18% de leite do que a extração de uma mama de cada vez. Isto faz com que seja uma ótima escolha para mães atarefadas. E o leite que obtém com a extração dupla também tem um teor calórico e de gordura mais elevado.4
     
  • Porquê alugar um extrator de leite Symphony de grau hospitalar da Medela?
    Se está a extrair leite com frequência todos os dias, ou se depende de um extrator de leite para iniciar e desenvolver a sua produção de leite, lembre-se que o extrator de leite Symphony de grau hospitalar da Medela pode ser alugado por tanto tempo quanto precisar. O Symphony tem padrões únicos de sucção, baseados em investigação e testados clinicamente, para iniciar, desenvolver e manter a produção de leite. É particularmente aconselhável utilizá-lo se estiver a extrair leite nos primeiros cinco dias depois do nascimento do seu bebé.5 Por isso, verifique se existe um ponto de aluguer perto de si.

Porquê escolher um extrator de leite da Medela?

"Na Medela, acreditamos que se obtêm os melhores resultados imitando a natureza tão fielmente quanto possível," explica Nania. "Temos um histórico impressionante de investimento em parcerias no âmbito da ciência e da investigação, que fizeram importantes e inovadoras descobertas no que se refere à anatomia da mama e à ciência do aleitamento.

"A compreensão de como a natureza funciona ajuda-nos a fazer produtos melhores para apoiar as mães e os bebés," continua. "É por essa razão que os nossos extratores de leite elétricos têm a tecnologia 2-Phase Expression e os nossos extratores de leite duplos de grau hospitalar têm um programa de iniciação que imita a forma como o recém-nascido se alimenta.”6

Escolher um extrator adequado às suas necessidades e ao seu estilo de vida.

Saber qual é o extrator de leite certo para si depende da frequência com que pensa vir a extrair leite e do ponto em que está na sua jornada de aleitamento.5 Esta jornada divide-se em três etapas:

  • Iniciar – os primeiros cinco dias
  • Desenvolver – do sexto ao trigésimo dia
  • Manter – depois dos trinta dias

Escolher um extrator de leite adequado depende da etapa em que está, bem como das suas circunstâncias pessoais, das necessidades do seu bebé e da sua opinião sobre a amamentação e a extração. Veja se algum dos cenários abaixo se aplica a si.

O meu bebé não pode mamar na mama, por isso preciso de extrair leite para todas as sessões de alimentação

Alguns bebés não conseguem mamar porque acham difícil agarrar a mama ou sugar, talvez por serem prematuros, por terem necessidades especiais, ou por estarem debilitados. Algumas mães e os seus recém-nascidos têm que ser separados para tratamento médico. E algumas mães querem que o seu bebé usufrua dos benefícios do leite materno, mas não se sentem capazes de amamentar.

"A chave para produzir leite materno suficiente em qualquer uma destas situações é começar a utilizar um extrator de leite elétrico duplo Symphony de grau hospitalar com a tecnologia de iniciação, logo nas primeiras horas após o parto," diz Nania.

Recomendação do produto

O programa de iniciação único do extrator de leite elétrico duplo Symphony da Medela imita o padrão de alimentação de um recém-nascido durante os primeiros dias de amamentação, com movimentos de sucção rápidos e pausas mais longas. As evidências sugerem que estes padrões de sucção do bebé estimulam os seios da mãe para uma produção de leite ótima.7 “Está demonstrado que começar com o programa de iniciação produz bastante mais leite nos primeiros 14 dias, do que começar com o programa standard.”5,6 explica Nania.

Além de ser o extrator de leite de eleição para muitos hospitais e maternidades, o extrator Symphony da Medela também pode ser alugado para utilização em casa. Assim, quando for para casa, pode continuar a utilizar a mesma tecnologia de extração a que o seu corpo já se habituou e também os mesmos acessórios para a extração. Veja como alugar um Symphony no nosso website.

"Sem dúvida! Escolha um bom extrator duplo e também um top de extração "mãos livres" ," diz Catherine, mãe de dois filhos, Nova Zelândia. "A enfermeira do meu filho explicou que, se extrair exclusivamente, precisa de um extrator duplo de grau hospitalar, para dar aos seios  um nível de estimulação semelhante ao de um bebé com fome."

Estou a ter problemas a iniciar a minha produção de leite

Nos primeiros dias de amamentação, é normal os bebés terem dificuldades a agarrar a mama, ou as mães preocuparem-se com a sua produção de leite materno. "Se estão ambos a esforçar-se para iniciar a amamentação, peça ajuda a um consultor em aleitamento ou a um especialista em amamentação logo que possível. Muitas vezes, o conselho de especialistas sobre a forma de agarrar a mama e o posicionamento é uma ajuda," diz Nania.

Se ainda está no hospital, ou se o seu bebé está nos seus primeiros dias de vida, utilize um extrator de leite de grau hospitalar da Medela com um programa de iniciação. Isto vai permitir-lhe iniciar e desenvolver a sua produção de leite e alimentar o seu bebé com leite extraído.

Pode precisar de extrair leite durante alguns dias ou semanas, enquanto o seu bebé e o seu corpo se habituam à amamentação. Utilizar um extrator de leite duplo vai permitir-lhe maximizar a quantidade de leite extraído que pode obter no mínimo de tempo e o leite também terá um teor calórico mais elevado.4

Recomendação do produto

Como provavelmente não vai precisar de extrair leite sempre, a longo prazo, pense na hipótese de alugar um extrator de leite Symphony de grau hospitalar da Medela – o único extrator de leite de grau hospitalar com tecnologia de iniciação baseada em investigação – durante um ou dois meses.

"O extrator de leite duplo da Medela foi fantástico. A enfermeira especialista encorajou-me a utilizá-lo tantas vezes quantas pudesse, para aumentar a minha produção de leite para os meus gémeos e eu utilizei-o," diz Anna, mãe de dois filhos, Reino Unido.

Se não precisar do programa de iniciação e preferir ter o seu próprio extrator de leite, ou se quiser uma opção portátil, escolha um extrator elétrico duplo eficiente, como o Freestyle da Medela, que tem uma bateria recarregável de longa duração. Em alternativa, veja o extrator de leite elétrico duplo Swing Maxi da Medela.

Estou a amamentar exclusivamente e quero extrair leite ocasionalmente

Se estabeleceu a amamentação e agora quer extrair leite de vez em quando, talvez para o seu parceiro ou um prestador de cuidados alimentarem o seu bebé enquanto vai à rua, então tanto um extrator manual como um extrator elétrico simples serão bons para isso.

Recomendação do produto

Escolha o extrator de leite manual Harmony da Medela ou o extrator de leite elétrico simples Swing da Medela.

"Utilizei o extrator de leite elétrico simples Swing da Medela com o meu primeiro filho para ajudar a aliviar a mastite e com o segundo para ele poder ter o meu leite materno enquanto estava na creche. Foi uma das poucas marcas que se adaptou confortavelmente sobre os meus mamilos," diz Victoria, mãe de dois filhos, Austrália. "Era perfeito porque era rápido e silencioso, acionava a minha descida de leite rapidamente e podia funcionar a pilhas, se não tivesse acesso a uma tomada elétrica."

Estou de regresso ao trabalho e quero que o meu bebé tome leite extraído

Como mãe trabalhadora que amamenta, provavelmente vai extrair leite todos os dias durante vários meses e pode querer levar o seu extrator para o trabalho e depois para casa.

Recomendação do produto

Um extrator de leite portátil e leve é ideal e um modelo elétrico duplo como o Swing Maxi da Medela ou o Freestyle da Medela permite-lhe recolher mais leite em menos tempo, fazendo com que seja perfeito para pausas rápidas para extração.

"Ainda estava a amamentar quando voltei para o trabalho, mas o meu chefe apoiou-me muito e deixava-me fazer pausas no trabalho para extrair leite. Utilizava o Swing Maxi da Medela. Até extraía leite no elétrico, a caminho do trabalho!" recorda Sarah, mãe de dois filhos, Austrália.

Esperamos que agora esteja mais esclarecida sobre o tipo de extrator que é adequado para si. "Lembre-se que extrair de forma eficaz não tem apenas que ver com o extrator. Como e quando utiliza o seu extrator pode fazer muita diferença na quantidade de leite que recolhe. E funis que se adaptem bem são essenciais," diz Nania.

A seguir, leia as nossas melhores dicas sobre a extração de leite.