Banco de leite materno

O leite materno contém nutrientes e anticorpos que são essenciais para o desenvolvimento dos bebés, especialmente se estes forem prematuros. Quando estes bebés não podem ser amamentados pelas mães, o leite humano doado pasteurizado de um banco de leite é a segunda melhor solução.

Breast milk donation

Porquê doar leite materno?

O leite humano proporciona benefícios significativos para o crescimento e desenvolvimento dos bebés prematuros. Através do seu leite materno, as mães podem ajudar a apoiar os seus bebés. Contudo, a tensão emocional e a preocupação decorrentes da chegada de um bebé podem, por vezes, reduzir a sua capacidade de produzir leite. O leite humano de dadoras, pasteurizado, de um banco de leite, ajuda o bebé a desenvolver-se e também dá garantias aos pais de que o bebé está a receber o melhor substituto possível.

Desde o início da década de 80 do século XX, os bancos de leite têm desaparecido de vários hospitais em todo o mundo porque gerir um banco de leite exige muito conhecimento e um considerável esforço administrativo.

No entanto, esta tendência começa a mudar e as principais maternidades e Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais (UCI neonatais) de todo o mundo estão agora a enveredar por uma lenta reintrodução dos bancos de leite.

Como funciona o banco de leite materno?

Os bancos de leite fornecem frascos esterilizados e etiquetas. Alguns também fornecem extratores de leite. O leite de cada mãe dadora é processado individualmente no banco. Assim que o leite é verificado e pasteurizado para destruir eventuais bactérias, pode ser utilizado para alimentar bebés que precisam dele.

Qualquer mãe que amamenta pode doar leite?

Os bancos de leite recrutam apenas mães saudáveis com bebés com menos de seis meses que ainda não tenham sido desmamados.

Se pretender doar leite, o banco irá pedir-lhe que faça um rastreio para detetar infeções que possam ser transmitidas para o seu leite.

Os profissionais do banco também irão querer saber se tem algum problema de saúde e se toma medicamentos regularmente, incluindo medicamentos à base de plantas. Também poderão querer saber se consome mais do que duas unidades de álcool por dia e que quantidade de cafeína costuma consumir. Ter um problema de saúde, tomar medicamentos ou consumir pequenas quantidades de álcool ou café não irá necessariamente impedi-la de doar leite materno. Mas os profissionais do banco de leite irão querer garantir sempre que o leite doado por si é seguro para o bebé que o recebe.

Informe-se sobre a possibilidade de doar leite na sua cidade!