Extração dupla: Mais leite em menos tempo

Utilizar um extrator de leite duplo é a melhor forma de maximizar a quantidade de leite que extrai. Descubra como a extração dupla funciona e que benefícios tem para si e para o seu bebé

Double pumping: more milk in less time
Medela expert Danielle Prime
Dr Danielle Prime , Breastfeeding Research Associate, Medela:
A investigação levada a cabo por Danielle, uma especialista na hormona oxitocina – essencial para a libertação do leite materno – tem contribuído para a compreensão de como o aleitamento funciona. Como elemento do Departamento de Investigação Médica, realiza investigação clínica a nível internacional, a qual contribui para atualizar e delinear produtos baseados em evidências.

Sabia que a extração dupla é mais eficaz do que a extração simples? Isto significa que, se está a extrair regularmente – talvez porque o seu recém-nascido não consegue mamar diretamente da sua mama, porque está de regresso ao trabalho, ou porque necessita de aumentar a sua produção de leite – a extração dupla pode ser a melhor forma de assegurar que o seu bebé continua a receber o seu leite materno.

Por que razão a extração dupla é tão eficaz

Apesar de poder ser óbvio que a extração dupla poupa tempo, a nossa equipa de investigadores sabia que também existiam estudos que sugeriam que este método ajudava as mães a extrair mais leite.1,2 Estávamos empenhados em perceber porquê. Por isso, estudámos um grupo de mães durante uma sessão de extração dupla e depois novamente durante uma sessão em que extraíram de uma mama de cada vez.

Provoca uma descida de leite adicional

O que descobrimos é fascinante: as sessões de extração dupla produziram, de facto, uma quantidade de leite significativamente maior – 18% em média.3 Também descobrimos porquê: a estimulação dupla era mais eficaz a fazer fluir a hormona oxitocina libertadora de leite, por isso, as mães tinham uma descida de leite adicional.

Claro que os bebés são os especialistas, quando se trata de obter leite materno. Mas a extração dupla chega muito perto do que eles conseguem fazer. Uma teoria defende que, apesar de o bebé só beber de uma mama de cada vez, normalmente ele está em contacto muito próximo com a mãe enquanto mama, o que é muito bom para a libertação da oxitocina. Talvez a extração dupla funcione da mesma forma por implicar o dobro do contacto e estimulação, incentivando a libertação de oxitocina e, consequentemente, mais leite.

É importante notar que, apesar de a extração dupla melhorar a eficácia da extração, isso não significa que as mães que utilizam esta técnica estejam a caminho de uma sobreprodução de leite. O nosso estudo também não sugere que a extração dupla seja melhor do que um bebé; revela sim que a extração sequencial simples não é tão boa como um bebé e que a extração dupla fica mais perto desse padrão de ouro.

Providencia leite com um teor de gordura mais elevado

Outra descoberta espantosa foi que o leite que as mães extraíam durante a extração dupla tinha um teor de gordura mais elevado do que quando extraíam de um seio de cada vez. Porquê? A drenagem da mama é a chave.

Durante a amamentação ou a extração, o teor de gordura do leite aumenta de forma constante. Como a extração dupla resulta numa descida de leite adicional e em mais 18% de leite, a drenagem dos seios é mais completa. Por isso, o teor de gordura mais elevado é apenas um sinal de que os seios são bem drenados durante a extração dupla, mais do que com a extração simples. Para bebés prematuros que só podem beber pequenas quantidades de leite por dia, este teor de calorias mais elevado pode ser particularmente útil.

A eficácia da extração dupla também é importante porque uma mama bem drenada avisa o seu sistema para produzir mais leite, ao passo que o leite que fica para trás após uma extração pouco eficaz envia um sinal de que não é necessário mais leite.4 É por isso que uma extração de leite frequente e eficaz é tão importante para a sua produção de leite.

Escolher o extrator de leite duplo adequado para si

Já demonstrámos que a extração dupla faz sentido se necessita de extrair regularmente; mas que extrator de leite deve escolher? A Medela tem uma variedade de extratores de leite duplos que pode utilizar em casa, no trabalho, ou em viagem, bem como o Symphony, o extrator de leite duplo elétrico de grau hospitalar que existe em muitas maternidades, ou que pode alugar para utilização pessoal. Para obter ajuda a decidir qual é o mais adequado para si, leia Como escolher um extrator de leite.

Extração "mãos-livres": Perfeita para mães atarefadas

Para uma excelente comodidade, pode utilizar o seu extrator de leite duplo com um sutiã concebido especialmente para a extração, como o top Easy Expression da Medela, que mantém os funis no lugar e deixa as suas mãos livres enquanto extrai o leite. Além de facilitar a operação dos controlos do extrator, é ideal se quiser fazer outras coisas enquanto extrai o leite, como brincar com o seu bebé, comer, ler, ou usar o telefone ou o computador.

Para mais conselhos, consulte a secção introdução à sua jornada de amamentação no nosso website.

Referências

1 Jones E et al. A randomised controlled trial to compare methods of milk expression after preterm delivery. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2001; 85(2):F91-F95.

2 Auerbach KG. Sequential and simultaneous breast pumping: a comparison. Int J Nurs Stud. 1990;27(3):257-265.

3 Prime DK et al. Simultaneous breast expression in breastfeeding women is more efficacious than sequential breast expression. Breastfeed Med. 2012 Dec;7(6):442-447.

4 Kent JC et al. Principles for maintaining or increasing breast milk production. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs. 2012 Jan-Feb;41(1):114-21.