Dicas e instruções para a extração "mãos-livres"

Se precisar de extrair leite materno regularmente, a extração "mãos-livres" permite-lhe fazer outras coisas ao mesmo tempo. Pode ver aqui como fazê-lo depressa, com facilidade e de forma eficaz   

Tips and instructions for hands-free pumping

Quer esteja a extrair para um bebé prematuro ou para acumular uma produção de leite, a extração dupla é uma ótima forma de a encaixar na sua vida atarefada. Em média, pode extrair mais 18% de leite em metade do tempo do que com a extração de uma mama de cada vez e o leite recolhido tem um teor de calorias mais elevado.1 Mas como, para a extração dupla, tem de segurar em dois funis (as peças do kit de extração que coloca nos seios), não fica com nenhuma mão livre para fazer outra coisa. É por isso que um sutiã de extração "mãos-livres" pode ser muito útil.

As vantagens da extração "mãos-livres"

Utilizar um sutiã de extração "mãos-livres" significa que pode extrair leite para o seu bebé enquanto está ao telefone ou no computador, a ler, a comer um snack ou a brincar com outra criança. Também faz com que seja muito mais fácil operar os controlos do extrator de leite e lidar com os seus biberões ou sacos de leite extraído.

"Um sutiã de extração "mãos-livres" e vestuário de acesso fácil poupam-me tempo e permitem-me fazer várias coisas ao mesmo tempo no trabalho. Reservo uma sala para mães e percebo que consigo trabalhar e extrair leite ao mesmo tempo", diz Natalie, mãe de um filho, nos EUA.

O top Easy Expression da Medela tem a vantagem adicional de um design sem alças, o que significa que o pode vestir rápida e facilmente quando precisa de extrair leite e o pode retirar sem complicações quando termina.

"A extração dupla com um top evitou-me dores nos ombros e permitiu-me fazer outras coisas (ou pelo menos comer e tomar um chá!) enquanto extraía leite – algo que fazia constantemente como mãe de um bebé prematuro na UCI Neonatal durante seis semanas", diz Suzanne, mãe de um filho, no Reino Unido.

Easy Expression Instructions EN-FR-ES-PT

4 passos simples para usar um sutiã de extração "mãos-livres"

O top Easy Expression da Medela mantém os dois funis do seu extrator duplo suavemente no lugar enquanto extrai o leite e é fácil de vestir e de utilizar. Basta seguir estas instruções:

Passo 1

Vista o top Easy Expression da Medela e aperte o gancho na parte de cima – concebido para ser mais fácil puxar o fecho de correr a partir da parte de baixo.

Passo 2

Feche o fecho de correr.

Passo 3

Coloque um funil em cada mama, por baixo do top. O material do top é muito elástico, deixando-lhe espaço para fazer isto, mas também pode abrir o fecho de correr temporariamente, se for melhor. O seu mamilo deve ficar centrado no canal do funil, que passa pelo orifício de cada lado.

Passo 4

Ligue um conector a cada funil e está pronta para extrair com as mãos livres.

As 10 melhores dicas para uma extração "mãos-livres"

Tal como em todos os aspetos da amamentação, pode demorar algum tempo a ganhar competência na extração "mãos-livres". Siga estas dicas para se manter confortável e maximizar o seu fluxo de leite:

  1. Certifique-se de que tem o funil do tamanho certo. O canal deverá ser cerca de 4 mm maior do que o diâmetro do seu mamilo. Se for demasiado estreito, o seu mamilo pode roçar nos lados; se for demasiado largo, pode puxar demasiado tecido mamário para dentro. A boa notícia é que a Medela faz funis em cinco tamanhos diferentes, pelo que irá encontrar o que é certo para si.
  2. Verifique se os seus mamilos estão centrados dentro do canal de cada funil, antes de iniciar a extração.
  3. Certifique-se de que o sutiã de extração mantém os dois funis seguros contra os seus seios sem ficar muito apertado. Se for necessário, ajuste-o ou desaperte-o para garantir que o fluxo de leite não é condicionado.
  4. Extraia com o seu vácuo de conforto máximo, que é o vácuo mais alto que consegue suportar com conforto, dado que está provado que isto liberta mais leite em menos tempo.2 Para verificar qual é o melhor nível para si, aumente o vácuo gradualmente até sentir um ligeiro desconforto (sem dor) e depois baixe um pouco.
  5. Evite apoiar-se num funil ou pressioná-lo com demasiada força contra a pele, pois pode comprimir os seus canais de leite e limitar o fluxo.3
  6. Massaje os seios ocasionalmente durante a extração para ajudar o leite a fluir livremente de todos os seus canais.4
  7. Apalpe os seios depois da extração para verificar se todo o leite foi extraído – devem estar moles.
  8. Apesar de ser normal os mamilos parecerem mais largos, mais compridos e mais vermelhos logo depois da extração, deve sentir tanto os mamilos como os seios confortáveis e sem marcas de pressão ou pontos doridos. Uma irritação pode ser um sinal de que precisa de um funil de tamanho diferente ou de que precisa de reduzir o seu vácuo. Qualquer sangrado na pele pode ser um sinal de que o seu sutiã de extração é demasiado apertado ou de que esteve a apoiar-se ou a pressionar o funil com demasiada força. Na próxima vez que extrair leite, faça ajustes para se manter confortável e evitar problemas no futuro.
  9. Se sentir desconforto ou dor continuamente durante a extração "mãos-livres", deixe de utilizar este método e consulte um consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação.
  10. Se estiver a extrair em exclusivo e estiver preocupada com alguma das questões referidas acima, extraia uma ou duas vezes por dia sem a opção "mãos-livres", para poder apoiar os seios enquanto extrai e garantir que são bem drenados.
Referências

1 Prime DK et al. Simultaneous breast expression in breastfeeding women is more efficacious than sequential breast expression. Breastfeed Med. 2012;7(6):442-447.

2 Kent JC et al. Importance of vacuum for breastmilk expression. Breastfeed Med. 2008;3(1):11-19. 

3 Geddes DT. Inside the lactating breast: the latest anatomy research. J Midwifery Womens Health. 2007;52(6):556-563.

4 Morton J et al. Combining hand techniques with electric pumping increases milk production in mothers of preterm infants. J Perinatol. 2009;29(11):757.