Qual é a diferença entre extratores de leite de sistema aberto e de sistema fechado?

Descubra a verdade acerca dos extratores de sistema aberto e de sistema fechado para a ajudar a tomar uma decisão informada quando escolher um extrator de leite e extrair leite para o seu bebé

Flex-Landing-Page-Gallery-1

Se estiver a pensar em comprar ou alugar um extrator de leite e tiver feito alguma pesquisa, poderá ter visto alguns modelos descritos como "sistema fechado" e outros como "sistema aberto". Mas o que significam efetivamente estas descrições? E por que razão são importantes? Continue a ler para saber mais...

O que significa sistema aberto e sistema fechado?

Geralmente, estes termos indicam se existe, ou não, uma barreira (por vezes chamada "separação de meios") entre o extrator de leite e o seu leite materno extraído.

Um extrator de leite com uma barreira ao leite é conhecido como um sistema fechado, pois é "fechado" em relação ao leite. A barreira impede que o leite derrame e entre no mecanismo da bomba e ajuda a garantir que o seu leite extraído faz um percurso higiénico.

Um extrator de leite de sistema aberto não tem uma barreira ao leite. Mas tenha em mente que os riscos de contaminação são muito pequenos, mesmo que tenha este tipo de extrator.

O que é a "proteção antiderrame"?

Deve ter em conta que "sistema fechado" e "sistema aberto" não são definições clínicas ou médicas e os diferentes fabricantes de extratores de leite podem utilizá-las de forma diferente.

Por este motivo, na Medela, preferimos usar o termo "proteção antiderrame", pois essa é a principal finalidade da barreira ao leite: impedir que o leite derrame e entre na bomba.

Além disso, efetivamente não existe um extrator de leite que seja completamente um "sistema fechado" – todos os extratores de leite precisam de algum fluxo de entrada e saída de ar para o vácuo poder funcionar.

Onde está a barreira ao leite?

Varia de uns extratores de leite para outros, mas, geralmente, está entre o tubo e o motor ou entre o conector do funil e o tubo.

Esta última opção é cada vez mais comum nos mais recentes extratores de leite da próxima geração. Isto deve-se ao facto de proteger o tubo e de impedir o derrame do leite.  

Quais são as vantagens dos conectores de extratores de leite da próxima geração da Medela?

Ter a proteção antiderrame dentro do conector do funil significa que pode extrair o leite numa posição mais reclinada e confortável, porque pode ter a certeza de que o seu leite materno extraído não entra no tubo. É uma grande vantagem porque estar confortável e descontraída a extrair ajuda o seu leite a fluir. Para saber mais sobre como tirar o máximo partido das suas sessões de extração, veja o nosso artigo sobre dicas para a extração de leite.

Outro aspeto positivo para as mães atarefadas é que a limpeza e manutenção deste tipo de extrator é mais fácil. Dado que a proteção antiderrame minimiza as hipóteses de a humidade entrar no tubo, é menos provável que precise de o limpar e desinfetar. 

A montagem dos conectores de extratores de leite da próxima geração da Medela também é descomplicada e intuitiva. A barreira ao leite é uma membrana flexível fácil de manusear, que só pode ser colocada numa posição dentro do conector.

Além disso, os próprios conectores são fáceis de limpar, com tão poucas peças quanto possível para lavar e desinfetar. E, tal como seria de esperar da Medela, todos os componentes de plástico estão isentos do produto químico BPA e cumprem as normas de segurança internacionais.

E se houver humidade no tubo do meu extrator de leite?

Se aparecer humidade no tubo do seu extrator de leite de sistema fechado, a responsabilidade deve ser da condensação. Isto pode acontecer se qualquer peça não estiver completamente seca quando iniciar a extração.

Se notar gotas de água no tubo do seu extrator de leite, precisa de o limpar e desinfetar ou de o substituir, conforme as instruções do produto.

Os extratores de leite de sistema fechado são todos iguais?

Apesar de muitos fabricantes de extratores afirmarem que os seus produtos têm sistemas fechados, nem todos são fabricados da mesma forma. Se for mal concebido, um extrator de leite de sistema fechado pode reduzir a quantidade de leite que consegue extrair ou até aumentar o risco de contaminação.

Um extrator de leite de sistema fechado também não é necessariamente mais higiénico. Geralmente, o desenvolvimento de bactérias e de bolor está associado a uma limpeza mal feita, por isso, se um extrator de sistema fechado não for bem limpo, pode continuar com germes. Todos os extratores de leite são concebidos de forma ligeiramente diferente, por isso, vai precisar de seguir as instruções de limpeza do fabricante do seu extrator.

Um extrator de sistema fechado também não tem necessariamente um melhor desempenho. Alguns fabricantes comprometeram a eficácia dos seus extratores de leite para terem um sistema fechado.

O que faz com que os extratores de leite da Medela sejam diferentes?

Quando utiliza um extrator de leite da Medela, está a utilizar um dispositivo médico que foi desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de décadas de investigação científica, respeitando padrões rigorosos de qualidade e segurança.

E, na Medela, fazemos mais e melhor do que as normas exigem, testando clinicamente todos os nossos produtos, com mães, para nos certificarmos de que são eficazes e satisfazem as necessidades dos pais e dos bebés.

Além disto, todos os nossos extratores de leite da próxima geração têm uma barreira ao leite para proteção antiderrame, para se sentir feliz, descontraída e confortável durante a extração. E lembre-se: uma mãe feliz equivale a mais leite materno e a um bebé feliz!