6 produtos para a amamentação indispensáveis para a sua mala de maternidade

Está a preparar uma mala de maternidade para levar para o hospital ou para a maternidade? Não se esqueça das coisas que a vão ajudar e ao seu bebé a iniciarem a amamentação da melhor maneira

What to pack for maternity bag

Lista de verificação da sua mala de maternidade

Já tem na mala as pequeninas roupinhas para dormir, uma música repousante, a escova de dentes, os produtos de higiene pessoal e o tão importante conjunto para o regresso a casa. Mas incluiu alguma coisa para ajudar na amamentação? Apesar de o mais importante serem os seus seios e o seu bebé, a roupa e os acessórios adequados proporcionam um apoio adicional. Acrescente algumas das sugestões da nossa galeria à sua lista de verificação da mala de maternidade. E boa sorte para o início da sua jornada de amamentação!

1: Sutiãs de amamentação e tops

Vai precisar de sutiãs de amamentação ou de tops interiores de tecido macio e confortável, sem aros que possam magoar os seus seios, que em breve estarão muito sensíveis! Compre-os em tamanhos grandes, pois é provável que os seu seios fiquei mais cheios assim que o seu leite "descer". E escolha um estilo com um fecho que possa abrir só com uma mão, enquanto segura o seu bebé com o outro braço.

"Comprei tops de amamentação que eram fáceis de abrir, permitindo que o meu bebé chegasse aos meus seios facilmente. Tinham um top interior incorporado por dentro que apoiava o meu peito muito bem e eram mais confortáveis do que os sutiãs que experimentei." Peggy, mãe de um filho, Suíça.

What to pack for maternity bag: nursing bras and vests

2: Discos de amamentação ou protetores de seio

 Normalmente, os seios com perdas de leite não são um problema nos primeiros dias de amamentação, dado que o seu leite ainda não desceu bem. Mas vale a pena levar na mala alguns discos de amamentação (também conhecidos como protetores de seio) para o caso de os seus mamilos terem perdas do seu primeiro leite - o colostro. Os protetores de seio descartáveis dão muito jeito para levar para o hospital e são muito práticos para quando voltar para casa.

What to pack for maternity bag: nursing or breast pads

3: Roupa de noite para amamentar

 As camisas de noite ou os pijamas que levar devem ser muito confortáveis e permitir um acesso fácil aos seus seios. Muitas mães também gostam de usar sutiãs de amamentação confortáveis para dormir, para suportarem os seios e manterem os protetores de seio no sítio.

"Eu usava tops elásticos na cama. Podia puxá-los para cima facilmente para as sessões de alimentação durante a noite e mantinham os meus protetores de seio no lugar." Julie, mãe de um filho, Reino Unido.

What to pack for maternity bag: Breastfeeding nightwear

4: Vestidos e tops de amamentação

Escolha roupa que permita ao seu recém-nascido mamar facilmente e com conforto, com muito espaço para a sua barriga pós-parto e para seios maiores. Vestidos ou tops de amamentação com desenho especial, com abas e aberturas discretas, ou cruzados, para amamentar, podem fazer com que a amamentação seja mais fácil, principalmente nos primeiros dias.

"Indispensáveis são vestidos ou tops de amamentação que sejam fáceis de usar e que façam com que não seja preciso usar também um sutiã. Achei estes os mais confortáveis logo depois do parto." Amy, mãe de dois filhos, Austrália.

What to pack for maternity bag: Nursing tops and dresses

5: Creme de lanolina

dor nos mamilos é comum nos primeiros dias de amamentação, por isso leve algum creme de lanolina para aliviar e hidratar a pele irritada. A lanolina pura não é tóxica e é hipoalergénica, por isso não precisa de a limpar antes de amamentar o seu bebé.

"O melhor que levei na mala foi o creme de lanolina para os mamilos, bem como a indicação das amigas de que, apesar de a amamentação poder ser difícil no início, fica mais fácil ao fim de muito pouco tempo." Katie, mãe de dois filhos, Reino Unido.

What to pack for maternity bag: lanolin cream

6: Cobertura ou avental de amamentação

Poderá acrescentar uma cobertura ou um avental ou xaile de amamentação à sua lista de itens para levar para o hospital, se ficar envergonhada por amamentar à frente das visitas. Desta forma pode ter alguma privacidade enquanto amamenta. 

"Na segunda vez levei uma cobertura com um decote fundo. Fez com que estivesse muito mais à vontade do que a tentar que o bebé agarrasse a mama despida." Gina, mãe de dois filhos, Alemanha.

What to pack for maternity bag: Breastfeeding cover or apron

Outros acessórios de amamentação de que pode precisar antes do parto

É uma boa ideia ver se o seu hospital ou maternidade tem um consultor em aleitamento qualificado. Se não tiver, obtenha os contactos de um consultor em aleitamento ou de um especialista em aleitamento, antes do parto, para estar preparada para qualquer possível problema de amamentação.

Também será bom, antes do parto, já ter tudo o que for preciso para a ajudar na amamentação em casa, para evitar ter de ir a correr às lojas com o recém-nascido.

Uma almofada de amamentação em forma de lua ou de U pode fazer com que a amamentação do seu recém-nascido seja mais fácil e mais confortável quando chegarem a casa. Talvez possa levar uma para o hospital, mas, se não puder, pode ser que na enfermaria haja uma que possa usar. "O meu primeiro filho nasceu de cesariana e achei que as almofadas em forma de U me ajudavam a amamentar confortavelmente." Gina, mãe de dois filhos, Alemanha.

Algumas mães também acham que as almofadas de hidrogel refrescantes aliviam muito nos dias a seguir ao parto, principalmente quando o leite começa a descer.

*Os produtos mostrados nas imagens podem não estar disponíveis no seu país.

What to pack for maternity bag: other breastfeeding accessories
Produtos relacionados
Medela Nursing pillow main picture 2 Almofada de amamentação

Como todos os produtos da Medela, desenhamos a almofada para gravidez e amamentação para apoia-la durante a gravidez e período de amamentação e para tornar ...