Limpeza do equipamento do seu extrator de leite

Leia o nosso guia essencial para limpar e desinfetar equipamento de extrator de leite, para garantir que o seu leite materno extraído é seguro para o seu bebé

Cleaning your breast pump equipment

Quando não puder amamentar o seu bebé diretamente, o leite materno extraído é o melhor alimento para dar ao seu bebé. Saber quando e como deve limpar e desinfetar as peças do extrator de leite entre utilizações é vital para garantir que o seu leite é seguro para beber. As boas notícias são que, se dominar os aspetos básicos da limpeza e desinfeção do seu equipamento de extração, o seu leite deverá ser seguro para manter no frigorífico por um máximo de cinco dias ou no congelador durante um máximo de nove meses. Para obter mais conselhos, consulte o nosso guia para conservar, congelar e descongelar leite materno.

Antes de extrair leite

Todas as peças do seu extrator de leite que entram em contacto com os seus seios ou com o seu leite materno devem ser completamente limpas e secas (ver abaixo). Mas não é só o seu equipamento que precisa de estar limpo quando extrair leite – também precisa de estar limpa! Antes de cada sessão de extração, lembre-se de lavar bem as mãos com sabão durante pelo menos 20 segundos e de as enxaguar e secar com uma toalha limpa. Não precisa de lavar os seios, a menos que tenham creme ou cosméticos que não sejam compatíveis com a amamentação.1 Em caso de dúvida, verifique a embalagem. Muitos cremes para os mamilos à base de lanolina não precisam de ser limpos quando extrair leite.

Dicas para limpar o equipamento do seu extrator de leite depois de o utilizar

Depois de ter extraído leite, lave sempre todo o equipamento de extração, como biberões, válvulas e funis que tenham tocado nos seus seios ou no seu leite e depois seque-os bem, para ficarem prontos para a sua próxima sessão.

  • Primeiro, enxague o seu equipamento de extração com água potável (a cerca de 20 °C) para remover todas as proteínas de leite que tenham ficado.
  • Depois, lave todas as peças com água morna (aproximadamente 30 °C) e detergente.
  • Enxague as peças de novo com água potável durante 15 a 20 segundos.
  • Em alternativa, pode lavar as peças do extrator no tabuleiro de cima da máquina de lavar louça, utilizando o seu detergente usual. As peças mais pequenas podem ser colocadas no cesto dos talheres. Certifique-se de que os biberões, funis e tetinas ficam virados para baixo.
  • Seque o equipamento com um pano limpo ou deixe secar ao ar em cima de um pano de cozinha limpo.
  • Não se esqueça de ver as orientações de limpeza específicas no manual de instruções do seu extrator de leite.

Como desinfetar o equipamento do seu extrator de leite

Vai precisar de desinfetar as peças do seu extrator, pelo menos uma vez por dia, depois de as lavar. Também vai precisar de fazer isso se o equipamento do seu extrator de leite for novo ou se não tiver sido utilizado durante algum tempo.

Desinfetar significa que o equipamento foi muito bem limpo de germes e bactérias. Poderá ouvir falar, muitas vezes, de "esterilizar" equipamento de bebé ou ver publicidade a produtos "esterilizadores", mas desinfetar é um termo mais preciso. É impossível esterilizar completamente equipamento em casa, mesmo que o ferva, pois as nossas casas não são ambientes totalmente estéreis. Mas desinfetar garante que o equipamento fica perfeitamente seguro para si e para o seu bebé.

Todos os produtos são diferentes, por isso, certifique-se de que segue o método de desinfeção recomendado pelo fabricante do seu extrator, mas, de uma forma geral, provavelmente irá utilizar um destes métodos:

  • Ferver. Coloque as peças do seu extrator numa panela grande e cubra-as com água. Levante fervura e mantenha a ferver durante, pelo menos, cinco minutos, certificando-se de que todas as peças continuam submersas.
  • Micro-ondas. Ponha as peças num saco de desinfeção que possa ir ao micro-ondas ou num esterilizador de micro-ondas e siga as instruções de utilização do fabricante.
  • Vapor. Utilize um esterilizador a vapor elétrico certificando-se de que os biberões, funis e tetinas ficam virados para baixo lá dentro.
  • Líquidos ou pastilhas de esterilização. Algumas pessoas preferem utilizar uma solução de esterilização de água fria. Se o fizer, certifique-se de que todas as peças ficam submersas, sem bolhas de ar, durante pelo menos 30 minutos (e deite fora a solução ao fim de 24 horas). Em alternativa, poderá usar um spray de desinfeção.

Depois de desinfetar

Depois de desinfetar o equipamento do seu extrator de leite, deixe secar completamente antes de utilizar:

  • Retire as peças do extrator da panela, do saco de desinfeção ou do esterilizador, com as mãos limpas ou pinças de cozinha limpas. Tenha cuidado para não se queimar!
  • Sacuda qualquer água e depois seque com um pano limpo ou deixe secar ao ar.
  • Coloque as peças numa superfície desinfetada ou num recipiente de armazenamento desinfetado.

Lavar o seu equipamento de extração depois de utilizado e desinfetá-lo bem, pelo menos uma vez por dia, garante que o seu leite materno é seguro para ser conservado para o seu bebé.  

Referências

1 US Food & Drug Administration. Using a breast pump. [Internet]. Silver Spring, MD, USA: US Department of Health and Human Services; 2018 [updated 2018 Feb 04; cited 2018 Apr 12]. Available from: www.fda.gov/MedicalDevices/ProductsandMedicalProcedures/HomeHealthandConsumer/ConsumerProducts/BreastPumps/ucm061944.htm