Amamentar com mamilos planos, invertidos ou perfurados

As formas e os tamanhos dos mamilos podem variar muito de mulher para mulher. Leia as nossas dicas práticas para tornar a amamentação um pouco mais fácil, qualquer que seja o tipo dos seus mamilos.

Breastfeeding with flat, inverted or pierced nipples

Os mamilos da maioria das mulheres são salientes e ficam mais eretos quando estimulados pelo toque ou por sensações, mas algumas têm mamilos que são planos ou invertidos. E algumas mulheres perfuraram um ou ambos os mamilos. Muitas mães com mamilos invertidos, planos ou perfurados amamentam sem qualquer problema, mas outras necessitam de apoio adicional.

"Não entre em pânico se tiver mamilos planos ou invertidos. Muitas vezes é perfeitamente possível amamentar," garante Sioned Hilton, uma consultora em aleitamento, enfermeira de neonatologia e assistente de saúde, que trabalha com a Medela, no Reino Unido, há mais de uma década. "Lembre-se que o seu bebé abocanha uma grande parte da mama e não apenas o mamilo, quando está a mamar efetivamente."

Mas nos primeiros dias, quando a boca do seu bebé ainda é muito pequena e a sua sucção é menos eficaz, os mamilos invertidos ou planos podem fazer com que seja mais difícil para ele começar a mamar, especialmente se for prematuro ou se não estiver bem.

"Se o seu mamilo for plano ou invertido, pode não atingir o céu da boca do seu bebé para estimular o seu palato e desencadear o seu reflexo de sucção," explica Sioned. "Isto pode fazer com que tenha problemas a agarrar a mama, ou não consiga fazer a pega para uma efetiva transferência de leite."

Como perceber se tem mamilos planos ou invertidos

Os mamilos planos1 não ficam muito salientes em relação à aréola (a zona mais escura que os rodeia), mesmo quando estimulados.

Um mamilo invertido faz uma covinha para dentro no centro. Pode ter este aspeto sempre, ou apenas quando é estimulado. Por vezes os mamilos invertidos retraem-se e ficam ao nível da aréola, ou podem mesmo afundar-se no tecido da mama.

Isto pode afetar um ou ambos os mamilos e estima-se que até 10% das mulheres que são mães pela primeira vez têm pelo menos um mamilo invertido.2 Se não tem a certeza se o seu mamilo é invertido, tente o "teste do beliscão": aperte a mama suavemente, com o polegar e o indicador de ambos os lados da aréola. A maioria dos mamilos projeta-se para fora, mas se o seu se retrai ou baixa para dentro, criando uma covinha na extremidade, então é invertido.

Preparar mamilos invertidos ou planos durante a gravidez

Pode vir a notar que, à medida que o seu peito muda durante a gravidez, os seus mamilos começam a ficar mais salientes por si próprios. Se isso não acontecer e se estiver preocupada com o facto de a sua forma poder dificultar a amamentação, pode usar formadores de mamilo. Estes discos suaves e flexíveis de silicone ajustam-se discretamente dentro do sutiã e fazem uma ligeira pressão nos mamilos, ajudando-os a sobressair.

"Os formadores de mamilo podem ser usados a partir da 32.ª semana de uma gravidez normal," aconselha Sioned. "Comece por usar apenas uma hora por dia e vá até cerca de oito horas. Se tiver um colo do útero incompetente (enfraquecido), ou se estiver de qualquer outra forma em risco de ter um parto prematuro, converse com um profissional de saúde acerca da melhor altura para começar a usá-los, dado que a estimulação dos mamilos pode provocar contrações.

"Pode continuar a usar os formadores de mamilo depois de o seu bebé nascer," acrescenta. "Tente colocá-los dentro do sutiã 30 a 60 minutos antes de amamentar."

"Tenho mamilos invertidos e depois de duas ou três semanas a tentar que o meu bebé agarrasse a mama, estava prestes a mudar para o leite de fórmula," recorda Nina, mãe de um filho, Alemanha. "Pedi ajuda à La Leche League e uma senhora muito simpática veio visitar-me e encorajou-me a continuar a tentar. Sugeriu formadores de mamilo, que foram uma grande ajuda. De algum modo, o meu pequeno rapaz começou a perceber o que tinha de fazer! Então, amamentar passou a ser ótimo e continuámos até ele ter 21 meses."

Ajudar o seu bebé a agarrar mamilos planos ou invertidos

Se o seu bebé suga alegremente no seu dedo, mas parece menos interessado na sua mama, é sinal de que o seu mamilo pode não estar a atingir o seu palato quando ele agarra a mama. Pode ficar frustrado e afastar-se e chorar, ou mesmo adormecer ao peito. Se isto estiver a acontecer, peça a um consultor em aleitamento ou a um especialista em amamentação para verificar a forma como ele agarra a mama.

Existem várias técnicas que pode usar mesmo antes de cada sessão de amamentação, para dar aos seus mamilos uma forma mais fácil de agarrar. A Sioned sugere:

  • estimular o mamilo entre o polegar e o indicador para o encorajar a sobressair
  • apertar a mama mesmo atrás da aréola, com os dedos em forma de "V" ou "C," para puxar o mamilo para fora
  • tocar brevemente no mamilo com uma compressa fria ou um cubo de gelo, para ficar ereto
  • extrair leite, manualmente ou com um extrator de leite, alguns minutos antes de uma sessão de alimentação, para puxar o mamilo mais para fora

"Tenho um mamilo plano, mas só descobri quando o Austin teve dificuldade a mamar nesse lado," conta Jennifer, mãe de dois filhos, Reino Unido. "Não há nada anatomicamente errado. Só não arrebita tanto, o que faz com que agarrar a mama seja um pouco mais complicado. Antes de amamentar desse lado, beliscava e apertava sempre um pouco o mamilo e colocava-o na sua boca. Era um pouco complicado no início, mas tornou-se muito mais fácil com o passar do tempo."

Usar um mamilo de silicone para ajudar o bebé a agarrar a mama

Se nada do referido acima resultar e o seu bebé continuar a lutar para se manter agarrado à mama, o seu consultor em aleitamento materno ou especialista em amamentação pode aconselhá-la a amamentar o seu bebé com um mamilo de silicone. É uma peça de silicone fina e flexível, com a forma de um mamilo, com orifícios na ponta para o seu leite passar.

O mamilo de silicone dá ao seu bebé um alvo maior e mais firme, ao mesmo tempo que estimula o seu palato para o encorajar a sugar. De uma forma geral, os mamilos de silicone devem ser considerados uma solução a curto prazo. Se tiver problemas ou sentir dor, consulte o seu consultor em aleitamento ou especialista em amamentação, que vai certificar-se de que o seu bebé está a agarrar a mama corretamente com o mamilo de silicone colocado. Também vai precisar de monitorizar o aumento de peso do seu bebé para ter a certeza que a sua produção de leite está a aumentar de forma a satisfazer as suas necessidades.3

Com o tempo, à medida que a sucção do seu bebé fica mais forte e os seus mamilos se habituam à amamentação, poderá conseguir amamentar sem os mamilos de silicone.

"Os meus mamilos são bastante planos. Um profissional de saúde recomendou mamilos de silicone para os meus dois bebés e usei-os com muito sucesso," diz Anne-Sophie, mãe de dois filhos, Suécia. "O meu segredo para os manter agarrados à pele é molhar ligeiramente o rebordo antes de os usar."

Amamentar com mamilos perfurados

Muitas mulheres com mamilos perfurados acham que não tem impacto na sua capacidade para amamentar. Mas é necessário retirar os piercings antes das sessões de alimentação, pois representam um risco de asfixia e podem arranhar a língua, as gengivas e o palato do seu bebé.

"Eu tinha um piercing num mamilo, mas retirei-o um ano mais tarde, quando engravidei, pois o meu peito ficou muito sensível," diz Kellie, mãe de três filhos, Reino Unido. "Amamentei a minha filha exclusivamente e depois os dois irmãos mais novos, sem qualquer problema. Pelo contrário, o mamilo perfurado era o favorito!"

Outras mães sentem perdas de leite materno através dos orifícios dos piercings, ou suspeitam que a cicatrização dos piercings reduz a sua produção de leite4, apesar de existir pouca investigação nesta área.

"É impossível saber de que forma um piercing afeta a amamentação até o seu leite descer," diz Sioned. "Se estiver preocupada, consulte um consultor em aleitamento materno ou um especialista em amamentação. E lembre-se que os bebés podem obter todo o alimento de que necessitam apenas de uma mama, se houver algum problema com a outra."

Se não conseguir amamentar com mamilos planos ou invertidos

Mesmo que já tenha tentado tudo e a amamentação simplesmente não resultar, continua a precisar de alimentar o seu bebé.

"O mais importante é a mãe e o bebé estarem bem," diz Sioned. "A extração exclusiva, para o seu bebé ter leite extraído para todas as sessões de alimentação, pode resultar para si. Ou pode tentar um sistema de nutrição suplementar para o seu bebé poder praticar na sua mama e também ter um complemento de leite extraído através de um tubo. Isto significa que ele passa pela experiência da amamentação e estimula a sua produção de leite, o que, por sua vez, pode ajudá-la a extrair mais leite." 

"Tenho mamilos invertidos. Depois de uma experiência de amamentação desastrosa com o meu primeiro filho, estava determinada a ter sucesso com o segundo," diz Babettli, mãe de dois filhos, Itália. "Consultei especialistas e experimentei formadores de mamilo e mamilos de silicone, mas sem sucesso. A extração exclusiva com um extrator de leite materno duplo elétrico Symphony da Medela de grau hospitalar acabou por ser a melhor opção para nós. Extraí para todas as sessões de alimentação durante quatro meses."

Cuidados com diferentes tipos de mamilos

Pode precisar de ter cuidados especiais com os seus mamilos planos ou invertidos, pois o seu bebé pode sugar neles com mais força, o que pode fazer com que fiquem doridos no início. Para dicas sobre como lidar com mamilos doridos, leia cuidados dos mamilos para mães que amamentam

Se os seus mamilos se retraem depois de amamentar, qualquer humidade pode fazer com que fiquem doridos e aumentar o risco de infeções, incluindo a candidíase mamária. Seque-os depois de cada sessão de amamentação, antes de se retraírem de novo.

Pode ser mais difícil lidar com mamilos planos e invertidos se o seu peito estiver inchado, quando mesmo os mamilos que normalmente estão eretos ficam temporariamente achatados. Leia o nosso artigo sobre o engorgitamento da mama para obter conselhos.

A grande novidade é que a amamentação ou extração repetidas podem alterar a forma do seu mamilo e assim amamentar pode ficar mais fácil à medida que o seu bebé cresce. E pode não ter problemas nenhuns se tiver outro bebé, como descobriu Leanne, mãe de dois filhos, Reino Unido.

"Na segunda vez, amamentar foi um sonho," diz ela. "Quase quatro meses de extração para o meu primeiro filho ajudou a expandir os meus mamilos planos e o meu segundo filho agarrou logo a mama sem precisar de mamilos de silicone. Continua a mamar, agora com nove meses."

Referências

1 Pluchinotta AM. The Outpatient Breast Clinic. Springer International Publishing; 2015.

2 Alexander JM, Campbell MJ. Prevalence of inverted and non-protractile nipples in antenatal women who intend to breast-feed. The Breast. 1997;6(2):72-78.

3 McKechnie AC, Eglash A. Nipple shields: a review of the literature. Breastfeeding Medicine. 2010;5(6):309-314.

4 Garbin CP, Deacon JP, Rowan MK, Hartmann PE, Geddes DT. Association of nipple piercing with abnormal milk production and breastfeeding. JAMA, Journal of the American Medical Association. 2009;301(24):2550-2551.

Artigos relacionados
Produtos relacionados