11 posições de amamentação

Talvez tenha que experimentar algumas posições de amamentação antes de perceber qual é a melhor para si e para o seu bebé. Veja a nossa galeria de imagens para se inspirar.

11 best breastfeeding positions

Não há uma forma certa ou errada de segurar o seu bebé e de o amamentar e cada mãe e cada bebé irão encontrar a sua posição preferida. O que é importante é que ambos se sintam confortáveis.1,2 Conhecer algumas posições e técnicas diferentes para amamentar pode ser útil, porque muitas vezes a vida exige que sejamos versáteis, especialmente quando o seu bebé cresce e começam a sair mais.

Qualquer que seja a posição de amamentação que escolher, lembre-se:

  • Antes de iniciar a sessão de amamentação, junte tudo o que precisa, como uma bebida, qualquer coisa para comer, o seu telemóvel, o comando da televisão, um livro ou uma revista. E não se esqueça de primeiro ir fazer chichi. Pode não ter oportunidade de se levantar outra vez tão cedo!
  • Certifique-se de que o seu bebé está confortável. Qualquer que seja a sua posição, o seu bebé deve estar estável e bem apoiado, sem torcer a cabeça, o pescoço e a coluna.
  • Assegure-se de que também está descontraída e confortável. Se for necessário, use almofadas, travesseiros ou toalhas enroladas para apoiar as costas e os braços.
  • Verifique se o seu bebé está a abocanhar a mama corretamente. Fazer uma boa pega é vital para uma amamentação confortável.
  • Se o seu bebé tiver que fazer muito esforço para agarrar a mama, ou se a amamentação for dolorosa, procure o apoio de um consultor em aleitamento materno ou de um especialista em amamentação. Também lhe mostrarão como apoiar o seu bebé para a ajudar a amamentar mais confortavelmente.

1: Posição de amamentação recostada ou reclinada

 A posição de amamentação recostada, também conhecida como amamentação biológica,1 é muitas vezes a primeira que as mães experimentam. Se o seu bebé for posto no seu peito ou na sua barriga logo que nasce, se tudo estiver bem, ele move-se instintivamente em direção a um dos seus seios e tenta agarrá-lo. Chama-se a isto "rastejar até à mama". O contacto pele-com-pele ajuda a estimular os seus instintos de alimentação, enquanto a gravidade o ajuda a agarrar bem a mama e o mantém no lugar.

No entanto, a amamentação recostada não é apenas para os recém-nascidos. Pode resultar bem com bebés de todas as idades. Pode ser especialmente útil se o seu bebé tiver que fazer muito esforço para agarrar a mama noutras posições, se não gostar que lhe toque na cabeça quando mama, se a sua descida de leite for muito forte, ou se seus seios estiverem muito grandes, como descobriu Isabel, mãe de um filho, Reino Unido. "A combinação dos meus seios grandes com um bebé pequeno de 2,7 kg fez com que o posicionamento fosse complicado no início. Demorei algumas semanas a perceber que não havia uma posição na qual "devesse" estar. Acabei por amamentar a maior parte das vezes deitada, com o meu bebé equilibrado em cima de mim."

Provavelmente vai ficar mais confortável se estiver ligeiramente inclinada em vez de completamente deitada de costas. Use travesseiros ou almofadas para estar apoiada e poder ver o seu bebé.

Best breastfeeding positions: Laid-back or reclined position

2: Posição de embalar

Esta é a posição clássica que a maior parte de nós imagina quando pensa em amamentação. É uma posição em que está sentada direita, com o seu bebé de lado, com a cabeça e o pescoço apoiados ao longo do seu antebraço e o corpo contra o seu estômago, numa posição barriga-contra-barriga.3 Apesar de ser uma posição muito apreciada, nem sempre é fácil com um recém-nascido porque não dá ao seu bebé tanto apoio como outras posições. Uma almofada ou travesseiro por trás de si e uma almofada de amamentação no seu colo para encostar o seu bebé ou os seus braços, pode dar-lhe mais apoio e evitar tensão na suas costas e ombros. Se usar uma almofada de amamentação, certifique-se de que o seu bebé não fica muito para cima. Os seus seios devem continuar na sua altura de repouso natural, para evitar mamilos doridos e tensão no bebé ao agarrar a mama.

"Eu usava a posição de embalar porque funcionava! Sentia-me confortável e gostava de estar ali sentada só a olhar para o meu bebé," diz Rachael, mãe de dois filhos, Itália.

Best breastfeeding positions: Cradle hold

3: Posição de embalar cruzada

 Esta posição parece igual à posição de embalar, mas os seus braços trocam de papel, para o corpo do seu bebé ficar apoiado ao longo do antebraço oposto.3 O objetivo é apoiar o seu bebé em torno do pescoço e ombros, para permitir que incline a cabeça antes de abocanhar a mama. Esta é uma ótima posição de amamentação para recém-nascidos e também é boa para bebés pequenos e para bebés que tenham dificuldades a agarrar a mama. Como o seu bebé está completamente apoiado no seu braço oposto, consegue controlar melhor a posição dele e pode usar a mão livre para dar forma à sua mama.

Julie, mãe de dois filhos, Reino Unido, gosta da flexibilidade desta posição: "Normalmente uso a posição de embalar cruzada com o meu recém-nascido. Fico com uma mão livre para cuidar do meu filho mais velho ao mesmo tempo."

No início, não segure no seu bebé em redor da cabeça pois pode empurrar o seu queixo para o peito. Isto pode fazer com que agarre a mama de forma superficial (pois o seu mamilo atinge a base da língua em vez de atingir o palato do bebé) e provocar mamilos doridos. À medida que o seu bebé vai crescendo, esta técnica fica mais fácil e pode apoiar a cabeça do seu bebé na sua mão (como mostrado nesta imagem).

Best breastfeeding positions: Cross-cradle hold

4: Segurar como uma bola de râguebi

 Nesta posição (também conhecida como debaixo do braço ou posição futebol), está sentada com o seu bebé pousado ao longo do seu antebraço. O corpo do seu bebé fica aconchegado ao seu lado, com os pés virados para as costas da sua cadeira ou de outro sitio onde esteja sentada.3 Esta é outra posição conveniente para a amamentação no início, porque apoia bem o seu bebé, dando-lhe a si bastante controlo e uma boa visão da cara dele. Estar bem aconchegado ao longo do seu corpo também vai ajudar o seu bebé a sentir-se seguro. As mães que fizeram uma cesariana, tiveram gémeos ou um bebé prematuro, bem como as que têm seios maiores, também poderão gostar desta posição.

"Com a minha primeira filha, tinha os seios muito grandes do tamanho K, com o dobro do tamanho da cabeça dela," recorda Amy, mãe de dois filhos, Austrália. "Punha uma toalha enrolada por baixo de cada seio para ajudar a levantá-lo, pois eram muito pesados e amamentava-a segurando-lhe como uma bola de râguebi, mas mais direita, para não ficar oprimida pelo seu tamanho. Esta posição também era boa porque tinha a cicatriz da cesariana e não podia pousá-la em cima do meu corpo."

Best breastfeeding positions: Rugby ball hold

5: Posição deitada de lado

Sendo ideal para sessões de amamentação descontraídas à noite, na cama ou no sofá, deitar-se de lado também pode ser mais confortável do que estar sentada, se fez uma cesariana ou tem pontos.3 Deitam-se ambos de lado, perto um do outro, barriga-com-barriga.

"Eu fazia um grande esforço para me sentar na cama durante imensas sessões de alimentação noturnas, em parte por ter feito uma cesariana e em parte devido à exaustão," diz Francesca, mãe de uma filha, Reino Unido. "Depois descobri que podia amamentar a minha bebé deitada de lado e descontraída ao mesmo tempo." 

"A Maisie não conseguia agarrar a mama de outra forma que não fosse na posição deitada de lado, devido à sua língua presa. Um consultor em aleitamento materno mostrou-me como devia fazer. Parecia que lidava melhor com a força do meu fluxo e agarrava melhor a mama nesta posição. Quando a boca cresceu, ela passou a agarrar muito melhor na mama da maneira normal," diz Sarah, mãe de dois filhos, Austrália.

Best breastfeeding positions: Side-lying position

6: Amamentar recostada após uma cesariana

Se fez uma cesariana e não encontra uma posição de amamentação confortável,3 isto pode ajudar. Estar reclinada com o corpo do seu bebé no ombro vai permitir-lhe amamentar confortavelmente sem qualquer peso ou pressão na sua ferida. Ou pode também tentar deitada de lado.

Best breastfeeding positions: Laid-back breastfeeding after a c-section

7: Amamentar na vertical ou posição de cavaleiro

Na posição vertical ou de cavaleiro, o seu bebé senta-se como se montasse a cavalo na sua coxa ou anca, com a coluna e a cabeça na vertical enquanto mama.4 Pode usar esta posição com um recém-nascido, se o apoiar muito bem. Também é uma maneira cómoda de amamentar um bebé mais velho que consiga sentar-se sem necessitar de ajuda. A posição na vertical ou de cavaleiro é muitas vezes a posição de amamentação mais confortável para bebés que sofrem de refluxo ou de infeções nos ouvidos (que muitas vezes preferem estar na vertical) e também pode funcionar bem com bebés que têm a língua presa ou fraca tonificação muscular.

"Quando a minha bebé era mais velha, muitas vezes usava a posição na vertical porque era confortável para as duas e continuava a conseguir sentir o corpo dela perto do meu," diz Peggy, mãe de uma filha, Suíça. "Também era discreta quando amamentava em público."

Best breastfeeding positions: Upright breastfeeding or koala hold

8: Amamentar inclinada sobre o bebé

Nesta posição de amamentação o seu bebé fica deitado de costas, enquanto se inclina sobre ele de gatas e balança o seu mamilo na boca dele.4 Algumas mães dizem que fazer isto durante curtos períodos de tempo ajuda se tiverem mastite ou outra condição e não quiserem que os seios sejam apertados ou tocados; outras afirmam que a gravidade ajuda a desobstruir os canais de leite bloqueados, embora ainda não existam evidências científicas que confirmem esta afirmação. Também pode amamentar inclinada sobre o bebé estando sentada, ajoelhada sobre o seu bebé numa cama ou num sofá, ou quase deitada, mas apoiada nos braços. Pode precisar de usar travesseiros e almofadas para se apoiar, para não fazer pressão nas costas ou nos ombros.

"Usei a posição inclinada sobre o bebé algumas vezes, quando tinha canais de leite bloqueados e outras formas de expulsar os nódulos não tinham funcionado. Parecia ajudar. Penso que era porque a gravidade estava do meu lado e porque o ângulo e posição da minha bebé eram tão diferentes das nossas sessões de amamentação normais que ela drenava a mama de outra maneira," diz Ellie, mãe de dois filhos, Reino Unido.

Amamentar inclinada sobre o bebé provavelmente não é uma posição de amamentação que queira usar regularmente, mas pode ajudar, se precisar de variar um pouco.

"Usei a posição inclinada sobre o bebé quando o meu bebé fazia muito esforço para agarrar a mama," diz Lorna, mãe de dois filhos, Reino Unido. "Não era a forma mais confortável de amamentar, mas na altura faria tudo para conseguir que ele agarrasse a mama. Resultou. E continuamos a amamentar passados oito meses!"

Best breastfeeding positions: Dangle feeding

9: Amamentar num fular porta-bebés

Pode ser necessária alguma prática, mas amamentar o seu bebé num porta-bebés pode ser cómodo quando dá as suas voltas, está a tomar conta de filhos mais velhos, ou mesmo a fazer tarefas ligeiras.

Também é prático se o seu bebé não gostar de ser pousado, ou se mama com frequência, como descobriu Lindsay, mãe de dois filhos, EUA: "Com os meus dois bebés, usava muitas vezes um porta-bebés frontal. Quando íamos sair, atava um sarongue à volta do pescoço e punha-o por cima do porta-bebés, de maneira que funcionava como uma cobertura. Mamavam assim até adormecerem."

Este método normalmente funciona melhor se o seu bebé for experiente a mamar e conseguir manter a cabeça levantada sozinho. Pode amamentar em todo o tipo de fundas, incluindo abrigos ou agasalhos com alguma elasticidade, fundas com aros e porta-bebés frontais. Independentemente do que escolher, certifique-se de que pode sempre ver a cara do seu bebé e de que o queixo não está pressionado contra o peito.

Best breastfeeding positions: Nursing in a sling

10: Segurar os dois bebés como bolas de râguebi

Segurar nos dois bebés como bolas de râguebi (também conhecida como posição futebol dupla) é uma posição de amamentação ótima para gémeos, pois pode amamentá-los ao mesmo tempo, mantendo as mãos relativamente livres.4 Provavelmente vai precisar de usar uma almofada de amamentação de desenho especial para gémeos, principalmente nos primeiros dias. Isto dá um apoio adicional para pôr os dois bebés na posição certa e também minimiza a pressão na sua barriga, se fez uma cesariana. Também vai notar que, com as mãos mais livres, pode cuidar de um dos bebés sem perturbar o outro a mamar.

"Quando os meus gémeos nasceram eram muito pequeninos e precisavam de mamar de duas em duas horas, de dia e de noite. Percebi rapidamente que para conseguir fazer qualquer coisa além de amamentar, tinha que amamentá-los ao mesmo tempo," diz Emma, mãe de dois filhos, Reino Unido. "Usava a posição de segurar neles como bolas de râguebi, com uma almofada de amamentação."

Outras posições de amamentação que pode experimentar com gémeos incluem: duas posições de embalar cruzadas uma na outra; segurar num gémeo como uma bola de râguebi e ter o outro numa posição de embalar; a posição de amamentação recostada dupla e a posição na vertical dupla.

Best breastfeeding positions: Double rugby ball hold

11: Posição de amamentação com mão de dançarino

Se o seu bebé faz muito esforço para continuar a agarrar a mama, ou tem uma tonificação muscular fraca – talvez porque é prematuro, tem uma condição como a síndrome de Down, ou uma doença ou incapacidade – experimente esta posição para apoiar tanto a cabeça dele como a sua mama.4 Comece por segurar na sua mama por baixo com a mão, com os dedos de um lado e o polegar do outro. Depois mova a mão para a frente de forma a fazer um "U" com o polegar e o indicador, mesmo na frente da mama. Os outros três dedos devem continuar a suportar a mama por baixo. Pouse o maxilar do seu bebé no seu polegar e indicador enquanto ele mama, com o queixo na parte de baixo do "U" e com o polegar a segurar uma das bochechas e o indicador a segurar a outra, delicadamente. Esta posição permite dar muito apoio ao seu bebé e vai conseguir controlar a sua posição e ver bem a forma como agarra a mama.

Best breastfeeding positions: Dancer hand nursing position
Referências

1 Colson SD et al. Optimal positions for the release of primitive neonatal reflexes stimulating breastfeeding. Early Hum Dev. 2008;84(7):441-449.

2 UNICEF UK BFHI [Internet]. Off to the best start; 2015 [cited 2018 Feb].

3 Cadwell K. Latching‐On and Suckling of the Healthy Term Neonate: Breastfeeding Assessment. J Midwifery & Women’s Health. 2007;52(6):638-642.

4 Wambach K, Riordan J, editors. Breastfeeding and human lactation. Jones & Bartlett Learning; 2014. 966 p.